DA LAPA AO BAIRRO ALTO: ENCONTROS, PERCURSOS E DESLUMBRES DE JOÃO DO RIO

  • Emerson Inácio USP

Resumo

Talvez um dos pensamentos mais profícuos dos últimos tempos diga respeito a pensar os entremeios de diversas culturas, como também a sua capacidade
de se entrecruzarem. Muito disso ocorre entre elementos que se colocam numa perspectiva distinta e distanciada, mas outros, porém, em função de identidades há muito deixadas de lado, têm entre si um substrato comum, por muito tempo negado e que reclama, hoje, na “crise da modernidade”, ser retomado. Nesse jogo contínuo de relações, cumpre repensar o papel das relações luso-brasileiras num contexto cultural diverso, em que os entrelugares cada vez mais se estabelecem e reclamam já um espaço de sentido.

Publicado
2017-05-22
Como Citar
INÁCIO, Emerson. DA LAPA AO BAIRRO ALTO: ENCONTROS, PERCURSOS E DESLUMBRES DE JOÃO DO RIO. ContraCorrente: Revista do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas, [S.l.], n. 1, p. 77-97, maio 2017. ISSN 2525-4529. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/contracorrente/article/view/442>. Acesso em: 25 abr. 2024.