ESCREVER COM A VOZ: A POESIA EM PERFORMANCE NO CONTEXTO TRANSNACIONAL

  • Eliana Lourenço Reis UFMG

Resumo

Em seu livro muito conhecido, Orality and Literacy, Walter Ong discute o desenvolvimento da escrita como tecnologia; para ele, “a mudança da linguagem oral para a escrita é essencialmente uma mudança do espaço sonoro para o visual, isto é, da ‘dominância da audição’ para a ‘dominância da visão” (Ong, 1982, p. 117). Essa tendência se intensifi ca, por um lado, através do desenvolvimento da alfabetização em massa e do hábito da leitura silenciosa; e, por outro, através da concepção de literatura defendida por românticos e modernistas (e apoiada por abordagens críticas como o formalismo e a Nova Crítica), baseada na visão dos textos como “mensagens auto-sufi cientes [...] isoladas de qualquer consciência dos autores, meios de distribuição, modos de atuação e do público” (Henricksen, 2001, p. 77). A música, então, se afasta do poema, assim como se desfaz a dependência e colaboração mútuas entre o poeta e o público, que passa a ser como que ignorado.

Publicado
2017-05-22
Como Citar
REIS, Eliana Lourenço. ESCREVER COM A VOZ: A POESIA EM PERFORMANCE NO CONTEXTO TRANSNACIONAL. ContraCorrente: Revista do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas, [S.l.], n. 1, p. 55-76, maio 2017. ISSN 2525-4529. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/contracorrente/article/view/441>. Acesso em: 19 abr. 2024.