MORADIA NO CENTRO HISTÓRICO DE MANAUS:

Reflexões sobre a fragmentação e desqualificação social e urbana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59666/cc-ppgich.v0i21.3601

Palavras-chave:

Centro Histórico; Fragmentação e Desqualificação Social; Moradia.

Resumo

O presente artigo se propõe a refletir a moradia na área central de Manaus/AM considerando o processo de formação das centralidades, fragmentação e desqualificação social e urbana. Trata-se de um estudo bibliográfico que analisa o processo de produção dos espaços sociais na área central de Manaus a partir de seu surgimento enquanto cidade e suas contradições. Inicialmente procuramos compreender a estruturação produtiva da cidade e produção dos espaços sociais a partir da sua função social. Em seguida voltamos nosso olhar para as formas de fragmentação das cidades e a consequente desqualificação social e urbana, para então refletirmos sobre a moradia no Centro Histórico de Manaus, considerando que o centro já foi a cidade em sua totalidade. Por fim, não apresentamos respostas definitivas sobre o tema, mas uma possível leitura acerca da moradia no Centro Histórico de Manaus.

Biografia do Autor

Gheysa Daniele Pereira Moura, Universidade do Estado do Amazonas

Mestra em Ciências Humanas pelo Programa de Pós-Graduação em Interdisciplinar em Ciências Humanas-PPGICH/UEA; Pesquisadora do Núcleo de Estudos Interdisciplinares das Culturas Amazônicas (NEICAM/UEA); Pesquisadora Convidada do Laboratório de Dados Sociais e Econômicos sobre a Região da Leopoldina (LANSOC/UNISUAM-RJ).

Manoel Inácio de Oliveira, Universidade do Estado do Amazonas

Mestre em Ciências Humanas pelo PPGICH/UEA; Pesquisador do Núcleo de Estudos Interdisciplinares das Culturas Amazônicas (NEICAM/UEA); Pesquisador convidado do Laboratório de Análises Socioeconômicas da Região da Leopoldina e Zona Oeste (LANSOC/UNISUAM-RJ).

Downloads

Publicado

2024-05-20