O MODO DE PRODUÇÃO E O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO QUILOMBO DE TIPITINGA:

UM OLHAR A PARTIR DO RECEBIMENTO DE CURSOS E FORMAÇÕES NA COMUNIDADE

  • keila de Paula Fernandes de Quadros UFPA
  • Edileuza Amoras Pilletti IFPA
  • Silvana Gomes dos Santos IFPA

Resumo

O presente estudo tem como objetivo principal analisar se houve mudanças ocorridas nos meios e modos de produção da comunidade quilombola de Tipitinga em Santa Luzia do Pará –PA após o recebimento de formações e cursos e se eles interferem na perspectiva do desenvolvimento sustentável. O estudo tem como base a abordagem qualitativa, com pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo. Após a análise do antes e depois do modo de produção do quilombo, concluiu-se que, a principal mudança foi em relação ao manejo, as técnicas de manipulação dos alimentos, o melhoramento, o aumento da produção e comercialização e a abertura de novos mercados. Poucas práticas dos quilombolas sofreram de fato alterações, os moradores ainda apresentam resistência em alterar suas práticas e ferramentas de produção. Quanto à ideia de sustentabilidade identificou-se que ainda se trata de um discurso muito vago nas formações e nos diálogos promovidos dentro da comunidade. De toda forma, os modos de produção do quilombo se configuram como primitivos, sendo, consequentemente, mais sustentáveis, eles trabalham coletivamente, usando a terra para sobreviver, plantando e colhendo, sem agredir tanto o meio ambiente, pois vivem da agricultura familiar e não almejam a produção na ótica do modo de produção capitalista.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Pará (2006). Especialização em Movimentos Sociais na Amazônia pela Universidade do Estado do Pará (2010). Mestre em Linguagem e Saberes Culturais da Amazônia/UFPA (2014) na linha de pesquisa Saberes Culturais em Educação do Campo. Atualmente é docente efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará/IFPA. Participa como pesquisadora em dois Grupos de Pesquisa: ETTHOS (Educação, Trabalho, Tecnologia, Humanidades e Organização Social) - IFPA, na linha de pesquisa em Educação do Campo; GEPEDIBRA (Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação e Diversidade da Região Bragantina) - UFPA . Atua na área da Sociologia da Educação, Sociologia Rural, Antropologia e Políticas Públicas com enfoque nos seguintes temas: Educação do Campo, Gênero, Cultura e Práticas Educativas. Possui extensa participação em capacitação de Professores e nos movimentos sociais. Coordenou projetos de pesquisa com foco nas práticas docentes com financiamento Capes. Coordena projeto de Extensão com financiamento Institucional Possui experiência como professora no ensino superior; orientadora de TCC e de Monografias, participação em bancas de defesa de TCC e de Monografias desenvolvidos nas áreas de educação. Orienta bolsistas de Iniciação Científica. Participante com comunicações orais e publicações em anais de eventos; congressos, seminários, colóquios e demais eventos científicos nacionais. É professora colaboradora na UFPA Câmpus de Bragança e Belém, ministrando disciplinas no curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos para a Juventude. Atua na Gestão Pedagógica como Coordenadora da Licenciatura em Educação do Campo e do PRONERA Agroecologia. Coordenou o Projeto PIBID Leitura e Escrita no Fundamental 2º Ciclo nas escolas do campo - Bragança/PA com bolsa da Capes.

##submission.authorWithAffiliation##

Técnica em Agropecuária titulada pela Escola Agrotécnica Federal de Castanhal Pará, atual (IFPA), Engenheira Agrônoma, Mestra e Doutora em Agronomia formada pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) no programa de Pós-Graduação em Agronomia, área de concentração, Ciências do Solo. Foi bolsista do Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB), Conselho Nacional de Pesquisa Científica e Tecnológica (CNPq) e da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) como Bolsista nota 10. Desde a graduação esteve vinculada a Embrapa Agrobiologia (laboratório de Ecologia Microbiana e Gramíneas) desenvolvendo trabalhos na área de Microbiologia do solo. Tem experiências nos seguintes temas: Bactérias fixadoras de nitrogênio e promotoras de crescimento de plantas, enzimas envolvidas no metabolismo de Nitrogênio, Fungos endofíticos promotores de crescimento vegetal do tipo "dark septate", enzimas antioxidantes e promoção de crescimento de plantas por bactérias promotoras de crescimento vegetal e agroecologia. Atualmente faz parte do corpo Docente do Instituto Federal do Estado do Pará, Campus Bragança, atuando como Professora EBTT na área de Agroecologia e Agropecuária.

Publicado
2022-12-23
Como Citar
QUADROS, keila de Paula Fernandes de; PILLETTI, Edileuza Amoras; SANTOS, Silvana Gomes dos. O MODO DE PRODUÇÃO E O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO QUILOMBO DE TIPITINGA:. ContraCorrente: Revista do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas, [S.l.], n. 18, p. 232-256, dez. 2022. ISSN 2525-4529. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/contracorrente/article/view/2489>. Acesso em: 25 abr. 2024.