SAÚDE DOS POVOS INDÍGENAS E COMUNICAÇÃO SOCIAL

A EXPERIÊNCIA DE UM PROJETO DE EXTENSÃO

  • Larissa Campagna Martini Universidade Federal de São Carlos/Docente
  • Willian Fernades Luna
  • Amanda Vitória da Silva
  • Ana Paula Alves da Silva
  • Ariele Gomes Botelho
  • Denis Delgado da Silva
  • Gabriele Helena de Oliveira
  • Guanilce Falcão Soares
  • Ivanildo da Silva Ferreira
  • Vanessa Carneiro Borges
  • Vanusa Vieira Gomes
  • Mariana de Almeida Prado Fagá

Resumo

Resumo: Os povos indígenas têm protagonizado, historicamente, ações para fortalecer e proteger sua população, o que se evidenciou no período da pandemia da COVID-19. Esse protagonismo indígena também tem destaque no contexto universitário, onde os indígenas ingressaram principalmente por ações afirmativas, provocando uma aproximação inicial das instituições de ensino superior com o contexto social dos povos indígenas. Este artigo tem como objetivo relatar ações voltadas à comunicação social em saúde, realizadas por um coletivo composto por docentes e estudantes indígenas de diversas áreas da saúde de uma universidade federal, além de colaboradores externos, divulgadas por meio de uma plataforma digital. Ademais, é apresentada a avaliação da experiência, realizada pelo próprio coletivo, com percepções das potencialidades, fragilidades e sugestões de melhorias. O trabalho em equipe e a variedade de temas abordados foram destacados como principais pontos positivos. Como pontos de maior dificuldade, foram destacadas a sobrecarga com as atividades acadêmicas e as poucas parcerias com outros coletivos. Para melhorar esses pontos, o grupo sugeriu a realização de atividades assíncronas e o investimento em novas parcerias e maior divulgação do trabalho realizado. As publicações têm buscado dar visibilidade às questões da saúde indígena, trazendo reflexões e conhecimentos para a comunidade em geral.

Publicado
2021-12-31
Como Citar
MARTINI, Larissa Campagna et al. SAÚDE DOS POVOS INDÍGENAS E COMUNICAÇÃO SOCIAL. ContraCorrente: Revista do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas, [S.l.], n. 17, p. 298-304, dez. 2021. ISSN 2525-4529. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/contracorrente/article/view/2242>. Acesso em: 19 abr. 2024.