ESTUDO REFLEXIVO DO CURRÍCULO UEA\PARFOR PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES INDÍGENAS NA TRÍPLICE FRONTEIRA ENTRE BRASIL, PERU E COLÔMBIA

  • Emerson Daniel de Souza Targino Universidade do Amazonas
  • Adria Simone Duarte Universidade do Estado do Amazonas

Resumo

O presente trabalho buscou analisar o currículo para a formação de professores indígenas da Universidade do Estado do Amazonas do PARFOR desenvolvido em São Paulo de Olivença, Amazonas. Aborda a trajetória da formação de professores indígenas no Brasil por meio de documentos disponíveis em livros, artigos e publicações e verifica ainda se o projeto pedagógico do curso está articulado com os princípios da educação escolar indígena. O aporte teórico-metodológico ultilizado se baseia na análise de pesquisa qualitativa documental, seguindo as cinco dimensões preliminares de Cellard (2008): “o contexto, o autor ou os autores, a autenticidade e a confiabilidade do texto, a natureza do texto e os conceitos-chaves”. Debate-se as compreensões acerca da interculturalidade (FARIAS, 2010; Candau, 2012); formação de professores indígenas (Grupioni, 2006; Luciano, 2011) e Pedagogia da Alternância (LIMA et. al. 2007). O documento analisado apresenta uma proposta de pedagogia intercultural com livre interpretação da pedagogia da alternância, propocionando aos acadêmicos a prática do ensino à luz das teorias ultilizadas pelo curso. Observa-se a pequena porcentagem de autores que trabalham com a temática indígena. O Projeto Curricular se estrutura por meio da Resolução 02/2015, que trata das Diretrizes Curriculares para a Formação de Professores em Nível Superior (não indígena), curto período de tempo para ministrar um conteúdo volumoso, carga horária extensa com disciplinas que possuem conteúdos que podem ser integrados entre elas.

Publicado
2019-12-30
Como Citar
TARGINO, Emerson Daniel de Souza; DUARTE, Adria Simone. ESTUDO REFLEXIVO DO CURRÍCULO UEA\PARFOR PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES INDÍGENAS NA TRÍPLICE FRONTEIRA ENTRE BRASIL, PERU E COLÔMBIA. ContraCorrente: Revista do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas, [S.l.], n. 10, p. 94-109, dez. 2019. ISSN 2525-4529. Disponível em: <http://periodicos.uea.edu.br/index.php/contracorrente/article/view/1637>. Acesso em: 29 set. 2020.