Modernização periférica, precarização do trabalho e subcidadania em "De gados e homens", de Ana Paula Maia

  • Rafael Lucas Santos da Silva Universidade Estadual de Maringá - UEM

Resumo

Tendo em vista o Trabalho como categoria central na ontologia do ser social (LUKÁCS, 2012, 2013), pretendeu-se neste artigo explicitar as tensões existentes na relação entre a produção literária brasileira contemporânea e os processos histórico-sociais de precarização do trabalho, a fim de compreender quais são as forças políticas e econômicas, o controle ideológico e os processos de mudança social que subjaz ao discurso ficcional do romance De gados e homens (2013), de Ana Paula Maia. Dessa maneira, ao concordarmos que “a precarização do trabalho afirmou-se no século XXI como precarização estrutural do trabalho” (ALVES, 2013, p. 145) e ao ancorarmos a abordagem crítica do romance em questão nas reflexões analíticas de Candido (2006), Lukács (1965, 1968, 1978, 2009) e Jameson (1992), propõe-se a hipótese de que a coerência interna da narrativa possui ligações formativas com a contemporânea restruturação capitalista em aspecto periférico, evidenciando e problematizando, pela formalização estética e construção de personagens, a dimensão simbólica e subjetiva do processo modernizador autoritário e desigual do Estado brasileiro

##submission.authorBiography##

##submission.authorWithAffiliation##

Atualmente, realizando Mestrado na área de Estudos Literários, na Linha de Pesquisa Literatura e Historicidade, pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual de Maringá - UEM. Desenvolve pesquisa sobre o pensamento de Slavoj Zizek e suas aplicações aos Estudos Literários. Possui Graduação em Letras Português/Espanhol e Respectivas Literaturas na Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, Campus de Foz do Iguaçu. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira e Literatura Comparada, pesquisando principalmente os seguintes temas: literatura brasileira, literatura comparada, cultura brasileira, materialismo lacaniano, crítica literária e teoria literária, pensamento social e político brasileiro.

Publicado
2019-06-13
Como Citar
SANTOS DA SILVA, Rafael Lucas. Modernização periférica, precarização do trabalho e subcidadania em "De gados e homens", de Ana Paula Maia. ContraCorrente: Revista do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas, [S.l.], n. 13, p. 153-169, jun. 2019. ISSN 2525-4529. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/contracorrente/article/view/1406>. Acesso em: 26 abr. 2024.