"Tu nem ? um homem de verdade":

Estigma, viol?ncia simb?lica e discursos de homofobia no contexto escolar

  • Fl?via Correia Lima Huber Costa PUC-Rio
  • Naissa Maria Silvestre Dias
  • Naissa Maria Silvestre Dias

Resumo

A hostilidade para com os homossexuais ? bastante comum no contexto das escolas brasileiras, embora seja rotineiramente silenciada nas e pelas a??es pedag?gicas. O crescimento de discuss?es acerca de pr?ticas violentas e de inferioriza??o contra gays e l?sbicas no ambiente escolar revela a necessidade de mapear discursos do senso comum que embasam a marginaliza??oda diversidade sexual. Este artigo investiga, por meio da an?lise de narrativas, como s?o constru?das as pr?ticas homof?bicas nas escolas. Para al?m dos compromissos te?ricos, o trabalho busca contribuir, como uma ferramenta aplicada, para entendimentos sobre concep??es socioculturais homof?bicas que legitimam o preconceito nas institui??es de ensino. Os dados foram gerados em uma entrevista de pesquisa qualitativa com um aluno do terceiro ano do ensino m?dio, v?tima de hostiliza??o e segrega??o por conta de sua orienta??o sexual. A an?lise, tam?b?m de natureza qualitativa e interpretativista, se d? a partir dos conceitos de estigma, viol?ncia simb?lia e dialogismo. Atrav?s do discurso do entrevistado, foi investigado como as cren?ass do senso comum, que segregam e estigmatizam alunos homossexuais, s?o dialogicamente inseridas nas rela??es sociais do cotidiano escolar. Com base na (re)constru??o de hist?rias de vida do entrevistado, os pap?is de educadores e de colegas de turma foram problematizados. A an?lise dos dados mostrou que a omiss?o e o silenciamento de agentes de educa??o legitimam os discursos e as pr?ticas de ass?dio em rela??o a alunos que n?o se encaixam na regra heteronormativa, fazendo com que a escola n?o apenas reproduza, mas produza o preconceito homof?bico.

Publicado
2019-06-13
Como Citar
COSTA, Fl?via Correia Lima Huber; DIAS, Naissa Maria Silvestre; DIAS, Naissa Maria Silvestre. "Tu nem ? um homem de verdade":. ContraCorrente: Revista do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas, [S.l.], n. 13, p. 67-82, jun. 2019. ISSN 2525-4529. Disponível em: <http://periodicos.uea.edu.br/index.php/contracorrente/article/view/1364>. Acesso em: 05 dez. 2019.