O desenvolvimento da cognição do professor: um panorama dos estudos dos construtos

  • Maristela Silva UEA

Resumo

Muito se tem discutido acerca da cogni??o do professor e os estudos sobre o tema t?m gradativamente mostrado que este ? um termo cada vez mais abrangente e complexo. A partir da ideia que a cogni??o do professor se relaciona aos seus processos mentais n?o observ?veis, este artigo explora uma breve revis?o bibliogr?fica dos principais estudos que t?m mudado e moldado a forma de investigar a cogni??o do professor de l?nguas. Este estudo tamb?m se desenvolve a partir de uma abordagem qualitativa de pesquisa, considerando a forma??o e capacita??o dos professores de l?nguas no Brasil nas ?reas da Educa??o e da Lingu?stica Aplicada. Ao mesmo tempo, este artigo busca explorar alguns construtos que est?o em destaque na pesquisa acad?mica, tanto no contexto brasileiro como no internacional.

Publicado
2018-11-30
Como Citar
SILVA, Maristela. O desenvolvimento da cognição do professor: um panorama dos estudos dos construtos. ContraCorrente: Revista do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas, [S.l.], n. 11, p. 119-132, nov. 2018. ISSN 2525-4529. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/contracorrente/article/view/1226>. Acesso em: 19 abr. 2024.