O muro de Perlin: que gênero é esse? Discurso Multimodal e Identidades na Escola Bilíngue - Libras e Português escrito (EBT)

  • Janaína de Aquino Ferraz UnB
  • Eduardo Brasil UnB

Resumo

O presente artigo tem por objetivo discutir se as pinturas no muro da Escola Bil??ngue ? Libras e Portugu?s escrito (EBT), de Taguatinga, no Distrito Federal, constituem nova ramifica??o de g?nero discursivo ou n?o. Ap?s revisar a literatura a respeito da imbrica??o de g?neros, tendo por base Marcuschi (2003) e Bakhtin (1997), utilizamos os esteios te?rico-anal?ticos de Perlin (1998), cujo mapeamento de identidades surdas fornece portentosa for?a discursiva ?  mensagem de empoderamento da comunidade surda, estampada no muro da escola. A An?lise de Discurso Crítica (ADC) e a Teoria da Multimodalidade sustentam a argumenta??o de que, neste caso, o muro constitui, sim, g?nero discursivo multimodal, j? que a identidade visual ? marco cultural significativo do indiv?duo surdo.


 

Publicado
2018-11-30
Como Citar
FERRAZ, Janaína de Aquino; BRASIL, Eduardo. O muro de Perlin: que gênero é esse? Discurso Multimodal e Identidades na Escola Bilíngue - Libras e Português escrito (EBT). ContraCorrente: Revista do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas, [S.l.], n. 11, p. 106-118, nov. 2018. ISSN 2525-4529. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/contracorrente/article/view/1225>. Acesso em: 23 abr. 2024.