O muro de Perlin: que gênero é esse? Discurso Multimodal e Identidades na Escola Bilíngue - Libras e Português escrito (EBT)
Resumo
O presente artigo tem por objetivo discutir se as pinturas no muro da Escola Bil??ngue ? Libras e Portugu?s escrito (EBT), de Taguatinga, no Distrito Federal, constituem nova ramifica??o de g?nero discursivo ou n?o. Ap?s revisar a literatura a respeito da imbrica??o de g?neros, tendo por base Marcuschi (2003) e Bakhtin (1997), utilizamos os esteios te?rico-anal?ticos de Perlin (1998), cujo mapeamento de identidades surdas fornece portentosa for?a discursiva ? mensagem de empoderamento da comunidade surda, estampada no muro da escola. A An?lise de Discurso Crítica (ADC) e a Teoria da Multimodalidade sustentam a argumenta??o de que, neste caso, o muro constitui, sim, g?nero discursivo multimodal, j? que a identidade visual ? marco cultural significativo do indiv?duo surdo.