Ecos da mitologia grega: a ressimbolização semiótica da lenda do boto

  • Socorro Viana de Almeida UEA
  • Cleidiane Oliveira de Paula UEA

Resumo

O presente trabalho insere-se na ?rea tem?tica da semi?tica e ocupa-se de um estudo sobre o fen?meno da ressimboliza??o semi?tica da Lenda do Boto na cultura amaz?nica. O enfoque da pesquisa ? o fenomenol?gico e a metodologia empregada ? de natureza explorat?ria com pesquisa bibliogr?ica qualitativa. Para tanto, buscou-se entender a cultura amaz?nica com Loureiro (2015) e Cascudo (2002), pensou-se a ressimboliza??o semi?tica na concep??o de s?mbolo de Peirce (1972; 1998) e Santaella (2008) aliados ao ciclo da mitologia grega com Vernant & Naquet (1977), Leite (2001), Fontes (2003) e Hes?odo (2006), imprescind?veis para a compreens?o do texto. Os resultados apontam que na passagem da ?gua para a terra, o Boto experimenta o percurso da convers?o semi?tica. Enquanto homem transgressor ? tamb?m de uma certa maneira um her?i tr?gico. ? um violador da ordem natural, um sobrenatural/humano. Em festas de dan?a, seja a festa dan?ante comum no interior da Amaz?nia, seja a festa anual do santo padroeiro, quando ? surpreendido e perseguido, acovarda-se, jamais enfrenta seus advers?rios, foge para atirar-se de volta ao rio. Retorna, assim, ? condi??o animal. Quebra-se o encanto. Degrada-se. H? ricas nuances simb?licas no processo de transforma??o do Boto em homem, o orif?cio no alto da cabe?a do Boto, que permanece na cabe?a do homem, qual a simbologia deste sinal? Qual a simbologia de seu chap?u? Da festa? A cor branca de suas roupas? O olho e o olhar s?o outros signos de grande simboliza??o. ? essa convers?o simb?lica o objeto de nosso estudo.

Publicado
2018-11-30
Como Citar
ALMEIDA, Socorro Viana de; PAULA, Cleidiane Oliveira de. Ecos da mitologia grega: a ressimbolização semiótica da lenda do boto. ContraCorrente: Revista do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas, [S.l.], n. 12, p. 22-34, nov. 2018. ISSN 2525-4529. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/contracorrente/article/view/1205>. Acesso em: 20 abr. 2024.