Análise dos recursos semióticos em filme publicitário

  • Josenia Antunes Vieira UnB
  • Maria Lílian de Medeiros Yared UnB

Resumo

O presente estudo realiza uma análise semiótico-social de um trecho de comercial midiático televisivo de uma instituição pública bancária, a Caixa Econômica Federal. Como ferramentas teórico-metodológicas, foram utilizadas a Teoria Semiótica Social da Multimodalidade (TSSM), de Gunther Kress (2010), e a Linguística Sistêmico-Funcional (LSF), de Halliday (2014). Recorremos ainda à Matriz de Recursos Semióticos de Baldry e Thibault (2010) à guisa de instrumento metodológico. Nossas inferências preliminares apontam para um processo de “emocionalização” realizado no comercial por meio dos recursos semióticos utilizados, o que sugere uma focalização na metafunção interpessoal, possivelmente objetivando não apenas vender um produto, mas ratificar uma visão de mundo.

Publicado
2018-11-30
Como Citar
VIEIRA, Josenia Antunes; YARED, Maria Lílian de Medeiros. Análise dos recursos semióticos em filme publicitário. Contra Corrente, [S.l.], n. 12, p. 9-21, nov. 2018. ISSN 2525-4529. Disponível em: <http://periodicos.uea.edu.br/index.php/contracorrente/article/view/1204>. Acesso em: 15 dez. 2018.