Análise dos recursos semióticos em filme publicitário

  • Josenia Antunes Vieira UnB
  • Maria Lílian de Medeiros Yared UnB

Resumo

O presente estudo realiza uma an?lise semi?tico-social de um trecho de comercial midi?tico televisivo de uma institui??o p?blica banc?ria, a Caixa Econ?mica Federal. Como ferramentas te?rico-metodol?gicas, foram utilizadas a Teoria Semi?tica Social da Multimodalidade (TSSM), de Gunther Kress (2010), e a Lingu??stica Sist?mico-Funcional (LSF), de Halliday (2014). Recorremos ainda ?  Matriz de Recursos Semi?ticos de Baldry e Thibault (2010) ?  guisa de instrumento metodol?gico. Nossas infer?ncias preliminares apontam para um processo de "emocionaliza??o"? realizado no comercial por meio dos recursos semi?ticos utilizados, o que sugere uma focaliza??o na metafun??o interpessoal, possivelmente objetivando n?o apenas vender um produto, mas ratificar uma vis?o de mundo.

Publicado
2018-11-30
Como Citar
VIEIRA, Josenia Antunes; YARED, Maria Lílian de Medeiros. Análise dos recursos semióticos em filme publicitário. ContraCorrente: Revista do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas, [S.l.], n. 12, p. 9-21, nov. 2018. ISSN 2525-4529. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/contracorrente/article/view/1204>. Acesso em: 29 mar. 2024.