AS CRIANÇAS DO JARDIM DE INFÂNCIA À ESCOLA CLASSE: A TRANSIÇÃO NO DISTRITO FEDERAL

Resumo

O presente artigo tem como escopo central a transição das crianças da Educação Infantil para o primeiro ano do Ensino Fundamental, considerando o processo realizado entre um Jardim de Infância e duas Escolas Classe em Brasília, DF, no final do segundo semestre de 2019. A intenção é identificar como a prática em torno da transição se efetivava, considerando nessa observação os documentos norteadores da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF), dialogando com estudos que têm se voltado para a temática. Nesse sentido, este trabalho demonstra que, apesar de todo um direcionamento normativo sobre o cuidado com a transição, bem como as orientações dadas oficialmente pelas instituições, o processo de passagem das crianças de uma etapa à outra comparece como algo pontual, a ser realizado ao final do ano e com poucas visitas das crianças à próxima escola, sem que seja percebido maiores envolvimentos pedagógicos.

Biografia do Autor

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Possui graduação em Pedagogia (UFPR), mestrado e doutorado em Educação, pela Universidade Federal do Paraná, na linha de História e Historiografia da Educação. Fez doutorado sanduíche na Universidade de Macerata, Itália, pela CAPES. É Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre os Estudos Sociais da Infância (GEPESI/UnB). Integrante do Grupo de Pesquisa em História e Historiografia da Educação da Universidade de Brasília (GRUPHE-UnB) e pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Infância e Educação Infantil (NEPIE-UFPR). Atua como coordenadora do Centro de Educação e Memória da Faculdade de Educação (CEDUC/FE), na Universidade de Brasília. 

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Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de Brasília.

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Publicado
2023-01-01
Como Citar
BARBOSA, Etienne Baldez Louzada; RODRIGUES, Letícia Nunes. AS CRIANÇAS DO JARDIM DE INFÂNCIA À ESCOLA CLASSE: A TRANSIÇÃO NO DISTRITO FEDERAL. Revista Vagalumear, [S.l.], v. 2, n. 3, p. 137-153, jan. 2023. ISSN 2763-9916. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/rv/article/view/2605>. Acesso em: 18 jul. 2024.
Seção
Políticas Públicas e Educação Básica: desafios e lutas da atualidade