Utopias esperançantes nos cotidianos: a vida para além das hegemonias.

Resumo

Partindo das possibilidades inscritas nos cotidianos escolares e sociais, este texto se propõe a pensar em utopias praticadas, nas escolas e nas sociedades, abordando práticas utópicas esperançantes conhecidas e refletindo com elas sobre a invisibilidade a que os holofotes da modernidade e seus processos hegemônicos de negação dessas invenções cotidianas as submetem, entendendo-as como lampejos de pirilampos que resistem e (re)existem. Sejam projetos com moradores em situação de rua ou eventos acontecidos em uma escola, as experiências narradas no texto contribuem para conceber a beleza do sonho utópico em ação, em diálogo com obras e autores que a isso se dedicaram e se dedicam, como Boaventura de Sousa Santos e daquele que aqui é fonte de inspiração, o mestre de todos nós, Paulo Freire, junto a belezas literárias, musicais e fílmicas que expressam, em suas fabulações, possibilidades de esperançares utópicos cotidianos.


 

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Professora Titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e professora adjunta do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá. Ex-presidente da Associação Brasileira de Currículo (ABdC), membro titular do Conselho Fiscal da ANPEd e do GT de Currículo da entidade. Pesquisadora associada do GT de Políticas Educacionais da CLACSO. Bolsista PQ 1C do CNPq e Cientista do Nosso Estado FAPERJ.

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Publicado
2021-08-17
Como Citar
OLIVEIRA, Inês Barbosa de. Utopias esperançantes nos cotidianos: a vida para além das hegemonias.. Revista Vagalumear, [S.l.], v. 1, n. 1, p. 20-38, ago. 2021. ISSN 2763-9916. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/rv/article/view/2262>. Acesso em: 30 abr. 2024.
Seção
Seção Temática - Centenário Paulo Freire: esperanças praticadas