HISTÓRIAS DE VIDA COMO MÉTODO DE ENSINO NA EJA: CASO DO CEMEJA PROF. SAMUEL ISAAC BENCHIMOL, MANAUS/AM

  • Lígia Costa de Sousa Nogueira Martins
  • Maria Olindina Andrade de Oliveira

Abstract

Neste relato de experiências, reflito acerca da importância do trabalho de histórias de vida dos estudantes que participaram do Projeto de Aprendizagem, realizado no Centro Municipal de Educação de Jovens e Adultos – CEMEJA Professor Samuel Isaac Benchimol. À vista disso, percebi a importância da utilização de práticas pedagógicas, com o favorecimento da autonomia e com a colaboração entre os estudantes. Nesse sentido, analisei quatro fragmentos de histórias de vida, considerando a percepção das dores e, as superações dos estudantes, com relação à depressão e ao uso de drogas lícitas e ilícitas. Ademais, apreendi a importância das trajetórias e das bagagens culturais dos estudantes da EJA, no estabelecimento das relações professoraluno, apresentando as histórias de vida. Com isto, as informações eram diversificadas com abordagem escolar, referente à reflexão e aos questionamentos de concepções. Além disso, é notório que esses relatos pessoais contribuem na construção do conhecimento científico, em função de os estudantes se verem como atores principais e não como espectadores de seu processo de ensino e aprendizagem.

Published
2024-05-03
How to Cite
MARTINS, Lígia Costa de Sousa Nogueira; OLIVEIRA, Maria Olindina Andrade de. HISTÓRIAS DE VIDA COMO MÉTODO DE ENSINO NA EJA: CASO DO CEMEJA PROF. SAMUEL ISAAC BENCHIMOL, MANAUS/AM. Revista Saberes & Práticas, [S.l.], n. 4, p. 119 - 120, may 2024. ISSN 2596-013X. Available at: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/rsp/article/view/3539>. Date accessed: 19 may 2024. doi: https://doi.org/10.59666/rsp.v0i4.3539.