MEMORIAL DE UM PROFESSOR DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Resumo
O presente artigo trata-se de memorial para conclusão do Curso de Especialização em Gestão de Projetos e Formação Docente, assim essa trajetória me fez perceber que o professor deve se reinventar a cada passo, como se cada turma fosse a primeira. Cabe destacar que o sujeito da EJA é o protagonista no seu processo de aprendizagem. E, portanto, todos os seus saberes individuais e coletivos devem ser valorizados e devem ser o ponto de partida na construção do conhecimento. Ao considerar toda essa experiência na Oficina de Formação em Serviço, fez-me refletir sobre a minha práxis em sala de aula, tendo em vista atividades valorativas e conhecimentos significativos para o estudante da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Além disso, essa prática pedagógica deve levar em conta as habilidades e competências dos estudantes, criando, nomesmo, o interesse em aprender. Enfim, atuar na EJA exige do professor mais do que uma formação acadêmica, mas a capacidade que demanda um conhecimento distinto e um olhar diferenciado para esse público tão diversificado.