IDENTIDADES DOCENTES DE PROFESSORES/AS RIBEIRINHO/MANAUS/AM

  • Michel Bruno da Silva Carvalho
  • Lucilene Pacheco Santos
  • Adriana Ferreira Barbosa Silva

Resumo

O Brasil é um país com uma grande diversidade humana e cultural, resultado de sua história de colonização por diferentes povos que se destaca principalmente nas regiões ribeirinhas da Amazônia, onde a população é rica em experiências e conhecimentos. Essas comunidades, algumas em locais distantes e de difícil acesso, o que demanda uma abordagem pedagógica diferenciada por parte dos docentes ribeirinhos. Desta forma, esta pesquisa tem como objetivo analisar e refletir a formação da identidade docente ribeirinha por meio das observações presentes no cotidiano escolar, durante as aulas da Pósgraduação em Gestão de Projetos e Formação Docente (formação continuada ofertada pela Universidade do Estado do Amazonas – UEA). Foi adotada uma metodologia descritiva, utilizando uma abordagem qualitativa, dividida em duas fases: bibliográfica e empírica. Os dados foram coletados por meio do método de análise do discurso. A pesquisa foi realizada
em uma escola em tempo integral localizada na zona rural da cidade de Manaus-AM. As principais fontes de dados foram a observação e as entrevistas com os/
as professores/as, além das referências bibliográficas. Os resultados mostraram um fazer docente balizado na preservação das culturas e identidades dos discentes
ribeirinhos por meio de práticas cotidianas, curriculares e práxis pedagógicas.

Publicado
2024-04-30
Como Citar
CARVALHO, Michel Bruno da Silva; SANTOS, Lucilene Pacheco; SILVA, Adriana Ferreira Barbosa. IDENTIDADES DOCENTES DE PROFESSORES/AS RIBEIRINHO/MANAUS/AM. Revista Saberes & Práticas, [S.l.], n. 4, p. 53 - 54, abr. 2024. ISSN 2596-013X. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/rsp/article/view/3493>. Acesso em: 19 maio 2024. doi: https://doi.org/10.59666/rsp.v0i4.3493.

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