MALHADEIRA DO CONHECIMENTO: AS CORES DA LEITURA

  • Arlene Monteiro Anjos
  • Adriana Ferreira Barbosa Silva

Resumo

Este relato de experiência objetiva descrever como se desenvolveram as atividades e os resultados do Projeto de Aprendizagem “Malhadeira do conhecimento: as cores da leitura”; o que foi pensado e construído com o olhar e o desejo de aprender dos alunos da Educação Infantil, do 2º período da Escola Municipal Professora Dian Kelly do Nascimento Mota, localizada na área ribeirinha de Manaus. Projetos de Aprendizagem e Gestão de Projetos é uma disciplina do Curso de Especialização em Gestão de Projetos e Formação Docente, realizado em parceria com a Universidade do Estado do Amazonas/UEA e a Secretaria Municipal de Educação/SEMED. Curso de modalidade híbrida, 50% presencial, na própria escola, e 50% à distância, pela Plataforma AVA. As cores e a leitura despertam o interesse das crianças e o encantamento nas atividades propostas diariamente em sala de aula. O trabalho com as cores contribui para o desenvolvimento dos aspectos sensorial, motor e cognitivo, tornando-se, assim, um grande incentivo para o hábito da leitura, um aprendizado muito rico e significativo na vida das crianças. A realização deste projeto foi possível, porque foi um trabalho coletivo e colaborativo entre alunos, professora, formadora e oficineira, possibilitando 50 momentos de leitura e utilização das cores como elementos facilitadores no aprendizado dos envolvidos.

Publicado
2024-04-30
Como Citar
ANJOS, Arlene Monteiro; SILVA, Adriana Ferreira Barbosa. MALHADEIRA DO CONHECIMENTO: AS CORES DA LEITURA. Revista Saberes & Práticas, [S.l.], n. 4, p. 49 - 50, abr. 2024. ISSN 2596-013X. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/rsp/article/view/3490>. Acesso em: 19 maio 2024. doi: https://doi.org/10.59666/rsp.v0i4.3490.