O ensino da geografia nos anos iniciais da escola municipal Aristófanes Bezerra de Castro

  • Andrey Marcelo Braga Santos SEMED-Manaus
  • Angélica Karlla Marques Dias SEMED-Manaus
  • Regina Célia Moraes Vieira SEMED-Manaus

Resumo

A presente pesquisa foi realizada na Escola Municipal Aristófanes Bezerra de Castro, localizada na Zona Norte da cidade de Manaus. A proposta visa analisar a prática do ensino da Geografia com os estudantes do Ensino Fundamental da referida Escola. A pesquisa é fruto das provocações instigadas em sala de aula do curso de Pós-graduação em Gestão de Projetos e Prática Docente da Universidade do Estado do Amazonas - UEA. Nesse sentido, esta pesquisa visou traçar o perfil dos estudantes, bem como as metodologias utilizadas pelos Professores de Geografia. O recorte espacial se deu pelo fato de que a escola supracitada é o núcleo do curso de pósgraduação, na qual tem como objetivo deixar um legado para a comunidade escolar. O objetivo da pesquisa é analisar, criticamente, a prática do ensino da Geografia com os estudantes dos anos iniciais (6° ao 9° ano); e, também, a metodologia usada pelos professores para a transmissão do conhecimento geográfico. Pretende-se, com este trabalho, compreender o perfil dos estudantes e mapear metodologias ativas que visem a melhor compreensão dos conteúdos ministrados nas aulas de Geografia.

Publicado
2023-11-15
Como Citar
SANTOS, Andrey Marcelo Braga; DIAS, Angélica Karlla Marques; VIEIRA, Regina Célia Moraes. O ensino da geografia nos anos iniciais da escola municipal Aristófanes Bezerra de Castro. Revista Saberes & Práticas, [S.l.], n. 4, nov. 2023. ISSN 2596-013X. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/rsp/article/view/3158>. Acesso em: 27 abr. 2024. doi: https://doi.org/10.59666/rsp.v0i4.3158.