A INTERPRETAÇÃO DO CENÁRIO MUNDIAL NO SÉCULO XXI

  • Rosi Méri Bukowitz Jankauskas Universidade do Estado do Amazonas - UEA
  • Wendell Teles de Lima Universidade do Estado do Amazonas - UEA
  • Ana Maria Libório de Oliveira Universidade do Estado do Amazonas - UEA

Resumo

Observamos que existe uma ampliação do organismo nascido na Segunda Guerra Mundial sendo a OTAN, que sua ampliação atinge diretamente as áreas de influência russa. Com isso não podemos descartar a Rússia como potência geopolítica do mundo, apesar de seu enfraquecimento econômico é ainda um poderia militar bélico no mundo, que ainda tem um poder no mundo de organizar o mesmo ao seu favor. Nossa metodologia foi baseada numa pesquisa bibliográfica sobre o assunto, com artigos de revistas indexadas e trabalhos acadêmicos sobre o assunto, sendo assim, para compreender a guerra entre a Ucrânia e a Rússia, devemos entender que a Rússia continua sendo um dos atores geopolíticos neste século.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Doutoranda em ciências da educação, professora da UEA- CSTB

##submission.authorWithAffiliation##

Pós-doutor em geografia, professor da UEA.

##submission.authorWithAffiliation##

Doutora em ciências da educação, mestra em estudos amazônicos, docente de matemática do Instituto Federal de Brasília – campus estrutural. membro dos grupos de pesquisa NEPECS/IFG E GPEG/UEA.

Publicado
2023-09-18
Como Citar
JANKAUSKAS, Rosi Méri Bukowitz; TELES DE LIMA, Wendell; LIBÓRIO DE OLIVEIRA, Ana Maria. A INTERPRETAÇÃO DO CENÁRIO MUNDIAL NO SÉCULO XXI. Revista Geopolítica Transfronteiriça, [S.l.], v. 7, n. 2, set. 2023. ISSN 2527-2349. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/revistageotransfronteirica/article/view/3085>. Acesso em: 19 maio 2024.