A GEOGRAFIA DA REDE DE ÁGUA NA CIDADE DE MANAUS

  • Euler Cavalcante Eleotério Universidade Federal do Amazonas-UFAM
  • Ricardo Jose Batista Nogueira Universidade Federal do Amazonas-UFAM

Resumo

A pesquisa que se segue tem como objeto de análise a rede de abastecimento de água na cidade de Manaus. Ao longo deste artigo aborda-se brevemente o histórico do desenvolvimento do saneamento nas escalas local e nacional e seus contextos. Destaca-se com maior ênfase a gestão privada do serviço de abastecimento de água na cidade de Manaus com o intuito de compreender os atores sociais que permeiam esta rede e a relação de poder que se desenvolve em torno desta. Esta pesquisa foi realizada com base em levantamentos bibliográficos, bem como consultas em jornais e em relatórios governamentais no que se refere ao abastecimento de água na cidade. Nesse contexto, identificou-se a permanente precariedade da rede geral de abastecimento e a incapacidade do sistema de concessão privada em atingir a universalização do acesso a água na cidade de Manaus.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Graduando em geografia pela Universidade Federal do Amazonas-UFAM, bolsista UFAM pelo programa de iniciação cientifica.

##submission.authorWithAffiliation##

Doutor em geografia humana pela Universidade de São Paulo-USP (2002), pós-doutorado em geografia pela Universidade de Brasília-UNB (2023), professor titular do departamento de geografia da Universidade Federal do Amazonas-UFAM.

Publicado
2023-09-17
Como Citar
CAVALCANTE ELEOTÉRIO, Euler; BATISTA NOGUEIRA, Ricardo Jose. A GEOGRAFIA DA REDE DE ÁGUA NA CIDADE DE MANAUS. Revista Geopolítica Transfronteiriça, [S.l.], v. 7, n. 2, p. 59 - 79, set. 2023. ISSN 2527-2349. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/revistageotransfronteirica/article/view/3080>. Acesso em: 19 maio 2024.