APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DO SISTEMA RESPIRATÓRIO POR MEIO DE AULAS PRÁTICAS E PRODUÇÃO DE DESENHOS
UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA, EM PARINTINS, AMAZONAS
Resumo
Este trabalho teve o objetivo de indicar especificamente a contribuição de uma proposta didático-pedagógica para o ensino do Sistema Respiratório destinada a alunos do 2º ano do Ensino Médio. A pesquisa possui duas perspectivas: A primeira é permitir aos alunos da Educação Básica o acesso aos procedimentos da investigação cientifica e a segunda é contribuir para a formação de conceitos científicos em Biologia. O percurso metodológico ocorreu por meio de revisão bibliográfica e de sequência didática. A sequência didática abordou o tema Fisiologia do Sistema Respiratório, foi baseada em Araújo (2014) e ocorreu em 5 momentos: 1. observação livre da turma do 2º ano do Ensino Médio; 2. Produção de desenho inicial da figura humana; 3. aula teórica sobre o sistema respiratório; 4. aula prática sobre o sistema respiratório com ênfase na fisiologia do pulmão; 5. produção de desenho do pulmão animal e produção do texto. Os dados obtidos na pesquisa foram analisados qualitativamente a partir da sequência didática. Foram objetos de análise de dados os desenhos iniciais, os desenhos finais e os textos. O desenvolvimento desta pesquisa conduziu os alunos à compreensão de conceitos científicos sobre fisiologia humana. Os desenhos iniciais se mostraram estereotipados e parecidos com desenhos que estão no livro didático de biologia. Os desenhos finais e os textos evidenciaram aprendizagens sobre a fisiologia do sistema respiratório. Portanto, as estratégias adotadas na sequencia didática permitiram a participação ativa dos alunos no processo de ensino e aprendizagem e a vivencia de procedimentos da investigação científica e, desse modo, garantimos o desenvolvimento de competências especificas da área de Ciências da Natureza propostas pela BNCC.