APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DO SISTEMA RESPIRATÓRIO POR MEIO DE AULAS PRÁTICAS E PRODUÇÃO DE DESENHOS

UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA, EM PARINTINS, AMAZONAS

  • Ilcleane Souza Rocha UFAM
  • Joeliza Nunes Araújo Universidade do Estado do Amazonas

Resumo

Este trabalho teve o objetivo de indicar especificamente a contribuição de uma proposta didático-pedagógica para o ensino do Sistema  Respiratório destinada  a alunos do 2º ano do Ensino Médio.  A pesquisa possui duas perspectivas:  A primeira é permitir aos alunos da Educação Básica o acesso aos procedimentos da investigação cientifica e a segunda é contribuir para a formação de conceitos científicos em Biologia. O percurso metodológico ocorreu por meio de revisão bibliográfica e de sequência didática. A sequência didática abordou o tema Fisiologia do Sistema Respiratório, foi baseada em Araújo (2014) e ocorreu em 5 momentos: 1. observação livre da turma do 2º ano do Ensino Médio; 2. Produção de desenho inicial da figura humana; 3. aula teórica sobre o sistema respiratório; 4. aula prática sobre o sistema respiratório com ênfase na fisiologia do pulmão; 5. produção de desenho do pulmão animal e produção do texto. Os dados obtidos na pesquisa foram analisados qualitativamente a partir da sequência didática. Foram objetos de análise de dados os desenhos iniciais, os desenhos finais e os textos. O desenvolvimento desta pesquisa conduziu os alunos à compreensão de conceitos científicos sobre fisiologia humana. Os desenhos iniciais se mostraram estereotipados e  parecidos com desenhos que estão no livro didático de biologia. Os desenhos finais e os textos evidenciaram aprendizagens sobre a fisiologia do sistema respiratório. Portanto, as estratégias adotadas na sequencia didática permitiram a participação ativa dos alunos no processo de ensino e aprendizagem e a vivencia de procedimentos da investigação científica e, desse modo, garantimos o desenvolvimento de competências especificas da área de Ciências da Natureza propostas pela BNCC.

Publicado
2023-12-30
Como Citar
ROCHA, Ilcleane Souza; ARAÚJO, Joeliza Nunes. APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DO SISTEMA RESPIRATÓRIO POR MEIO DE AULAS PRÁTICAS E PRODUÇÃO DE DESENHOS. Marupiara | Revista Científica do CESP/UEA, [S.l.], n. 12, p. 91 -112, dez. 2023. ISSN 2527-0753. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/marupiara/article/view/3278>. Acesso em: 27 abr. 2024. doi: https://doi.org/10.59666/marupiara.v0i12.3278.
Seção
Relato de Experiência