CONTRIBUIÇÃO DA APRENDIZAGEM SOCIAL PARA A FORMAÇÃO DE GESTORES AMBIENTAIS NO CONTEXTO DA SUSTENTABILIDADE AMAZÔNICA

  • Alcirene Maria da Silva Cursino Universidade do Estado do Amazonas - UEA
  • Willian Carboni Viana Instituto Federal do Acre

Resumo

 


A presente pesquisa acompanhou duas turmas do Curso Superior em Tecnologia em Gestão Ambiental, sendo uma em Manacapuru e outra em São Gabriel da Cachoeira, com os objetivos de avaliar os componentes curriculares, analisar os processos de integração do conhecimento prévio dos acadêmicos, identificar as práticas sustentáveis que contribuíram para a sua formação social e elaborar uma proposta pedagógica que se adeque às próximas turmas da graduação em questão. Para isso, adotou-se a abordagem quali-quantitativa, podendo ser caracterizada metodologicamente como pesquisa-ação, o que foi suportado com a aplicação questionários estruturados com 54 alunos regulares, sendo 30 de Manacapuru e 24 de São Gabriel da Cachoeira; o procedimento metodológico foi completado com a observação, pelo que se buscou a compreensão da percepção dos discentes sobre as intrincadas relações entre a sociedade e o ambiente amazônico.

Publicado
2023-12-30
Como Citar
DA SILVA CURSINO, Alcirene Maria; VIANA, Willian Carboni. CONTRIBUIÇÃO DA APRENDIZAGEM SOCIAL PARA A FORMAÇÃO DE GESTORES AMBIENTAIS NO CONTEXTO DA SUSTENTABILIDADE AMAZÔNICA. Marupiara | Revista Científica do CESP/UEA, [S.l.], n. 12, p. 22 - 37, dez. 2023. ISSN 2527-0753. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/marupiara/article/view/3130>. Acesso em: 27 abr. 2024. doi: https://doi.org/10.59666/marupiara.v0i12.3130.
Seção
Artigos