O USO DO SOFTWARE HAGAQUÊ COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DA LEITURA E ESCRITA EM ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DE TAPAUÁ, AMAZONAS, BRASIL

  • Aida Costa Duarte UEA
  • Rodrigo Carneiro de Oliveira Universidade do Estado do Amazonas
  • José Amauri Siqueira da Silva Universidad del Sol

Resumo

Este trabalho tem por objetivo compreender as contribuições do uso do Software Hagaquê como ferramenta pedagógica no processo de ensino aprendizagem da leitura e escrita em escola de ensino fundamental. Tendo como referência Almeida (2017), BNCC (2018) e Palfrey (2011) e, de modo particular professores e alunos do 5º ano da Escola Professora Marizita, buscou-se através da pesquisa descritiva e do método de observação das aulas com o hagaquê verificar se o aprendizado dos alunos alcança um melhor rendimento. Conclui-se que o processo de ensino e aprendizagem da leitura e escrita por meio do Software Hagaquê proporciona melhoria na aprendizagem escolar, por ser uma ferramenta tecnológica educativa muito significativa para as crianças, que nesta fase se interessam em aprender de forma lúdica e divertida, e também, por ajudar o desenvolvimento da linguagem oral e escrita, incentivando-os a lerem, criarem e escreverem textos através das Histórias em Quadrinhos de suas próprias autorias digitais.

Publicado
2023-12-30
Como Citar
DUARTE, Aida Costa; OLIVEIRA, Rodrigo Carneiro de; SILVA, José Amauri Siqueira da. O USO DO SOFTWARE HAGAQUÊ COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DA LEITURA E ESCRITA EM ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DE TAPAUÁ, AMAZONAS, BRASIL. Marupiara | Revista Científica do CESP/UEA, [S.l.], n. 12, p. 16 - 90, dez. 2023. ISSN 2527-0753. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/marupiara/article/view/3099>. Acesso em: 27 abr. 2024. doi: https://doi.org/10.59666/marupiara.v0i12.3099.
Seção
Relato de Experiência