GÊNEROS TEXTUAIS DIGITAIS E NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO APLICADOS AO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

  • Sueli Leitão Franco Universidad de La Integrácion de Las Américas

Resumo

A utilização dos gêneros literários digitais em salas de aula pode ser muito útil para o ensino e aprendizagem. Os gêneros literários digitais permitem que os alunos explorem e criem conteúdos e projetos digitais que os ajudem a adquirir conhecimento e habilidades. Esta abordagem também oferece aos alunos a oportunidade de desenvolver suas habilidades de pensamento crítico, comunicação e criatividade. O trabalho tem como objetivo analisar os gêneros textuais digitais no contexto das novas tecnologias da informação e da comunicação aplicados ao ensino de Língua Portuguesa na perspectiva do livro didático. A metodologia desenvolvida foi com enfoque qualitativo e quantitativo com uma pesquisa que se caracteriza como exploratório-descritiva, visto que “descreve o comportamento dos fenômenos”, estabelece relações entre as variáveis que possibilitou aos investigadores maximizar seus conhecimentos acerca de determinado fenômeno ou problemática. Portanto, a utilização dos gêneros literários digitais em salas de aula pode ser muito benéfica e proporcionar experiências ricas de aprendizagem. Além disso, pode ajudar os alunos a desenvolver habilidades importantes para seu desenvolvimento acadêmico e profissional.

##submission.authorBiography##

##submission.authorWithAffiliation##

Mestra em Educação pela Universidad de La Integrácion de Las Américas. Especialista em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e suas Literaturas pela Universidade do Estado do Amazonas. Graduada em Letras pela Universidade Santa Úrsula, Rio de Janeiro.

Publicado
2023-12-30
Como Citar
FRANCO, Sueli Leitão. GÊNEROS TEXTUAIS DIGITAIS E NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO APLICADOS AO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA. Marupiara | Revista Científica do CESP/UEA, [S.l.], n. 12, p. 1 - 21, dez. 2023. ISSN 2527-0753. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/marupiara/article/view/2784>. Acesso em: 27 abr. 2024. doi: https://doi.org/10.59666/marupiara.v0i12.2784.
Seção
Artigos