Música como recurso didático na aula de Português para estrangeiros - aspectos técnicos

Music as a teaching resource in portuguese class for foreigners – technical aspects

Resumo

Este artigo discute alguns aspectos técnicos que devem ser levados em conta quando o professor emprega músicas como material a ser explorado em uma aula de Português como língua estrangeira (PLE). Nele se analisam aspectos da escolha e da apresentação de canções como recurso didático. Observamos que é necessário levar em conta não somente os aspectos culturais que ela pode veicular, e as consequentes possibilidades de choque cultural, mas algumas especificidades de composição – melódica e de letra – que interferem na probabilidade de sucesso da atividade didática no contexto de ensino de PLE.

Referências

LEMS, Kristen. Using Music in the Adult ESL Classroom. Disponível online. https://www.ericdigests.org/2002-3/music.htm. Acessado em 16 de fevereiro de 2024.
TEIXEIRA, Pedro Bustamante. Do samba à bossa nova: inventando um país. Curitiba, Appris, 2015.
É uma partida de futebol. Wikipedia: disponível online em https://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%89_uma_Partida_de_Futebol. Acessado em 16 de fevereiro de 2024.
ROSA, Samuel REIS, Nando. É uma partida de futebol. Disponível online em https://www.letras.mus.br/skank/72339/. Acessado em 16 de fevereiro de 2024.
RODRIGUES, Evandro. Baianidade Nagô. Letras. Disponível online em https://www.letras.mus.br/banda-eva/1234315/. Acessado em 19 de fevereiro de 2024.
Publicado
2024-03-29
Como Citar
WEISS, Denise Barros. Música como recurso didático na aula de Português para estrangeiros - aspectos técnicos. Revista Fios de Letras, [S.l.], v. 1, n. 01, p. e11242 | 01-14, mar. 2024. ISSN 2966-0130. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/fiosdeletras/article/view/3417>. Acesso em: 11 maio 2024. doi: https://doi.org/10.59666/fiosdeletras.v1i01.3417.
Seção
Temas Livres