ETHICrises® - webcurso sobre ética em contextos de crises sanitárias para profissionais de enfermagem

  • Cleise Maria de Góes Martins Universidade do Estado do Amazonas
  • Tâmille Vieira Machado Universidade do Estado do Amazonas
  • Bruna Raquel Nunes Pereira Universidade do Estado do Amazonas
  • Rafaela Silva de Souza Universidade do Estado do Amazonas
  • Lucas Lorran Costa de Andrade Universidade Federal do Amazonas e Universidade Federal de Santa Catarina
  • Elizabeth Teixeira Universidade do Estado do Amazonas
  • Carlos Leonardo Figueiredo Cunha Universidade Federal do Maranhão
  • Flávia Regina Souza Ramos Universidade do Estado do Amazonas e Universidade Federal de Santa Catarina
  • Thalyta Mariany Rêgo Lopes Ueno Universidade do Estado do Amazonas
  • Darlisom Sousa Ferreira Universidade do Estado do Amazonas

Resumo

Objetivo: relatar a produção de um projeto de webcurso sobre ética em contextos de crises sanitárias para educação permanente de profissionais de enfermagem. Método: relato de experiência de produção tecnológica realizada em duas etapas: levantamento documental e desenvolvimento de webcurso. O levantamento foi realizado no portal do Conselho Federal de Enfermagem e a busca selecionou a legislação do período de 2020 e 2022. Após análise do corpus documental foram elencados os conteúdos e desenvolvido um projeto de webcurso.  Resultados: foram selecionados 12 documentos. O projeto do webcurso foi organizado em nove módulos, o que destaca os principais temas e tópicos a serem abordados ao longo do curso, fornecendo uma visão panorâmica do conteúdo programático. Além disso, enfatiza os recursos educacionais a serem empregados para enriquecer a experiência de aprendizagem, promovendo a interatividade e o engajamento dos participantes. Considerações finais: a produção baseada em levantamento documental possibilitou o desenvolvimento de um projeto de webcurso que enfatiza a necessidade de uma prática baseada em princípios éticos em contextos de crises sanitárias para garantir não apenas a qualidade do cuidado mas também a integridade dos profissionais de enfermagem e a confiabilidade do sistema de saúde. O webcurso, assim, pode mediar ações de educação permanente.

Biografia do Autor

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Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Amazonas (1996), Pós-Graduação Latu-Sensu em Enfermagem Obstétrica pela Universidade Federal do Amazonas (2001), Pós-Graduação Latu-Sensu em Gestão de Políticas de Saúde Informadas por evidências pelo Hospital Sírio Libanês (2015), Mestranda em Enfermagem em Saúde Pública pela Universidade do Estado do Amazonas - UEA (2020). Atualmente é Membro da Diretoria administrativo-financeira do Humaniza Coletivo Feminista

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Enfermeira, graduada pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA) mestra em Enfermagem pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem em Saúde Pública (ProEnSP-UEA). Especialista em Urgência e Emergência, molde residência (UEA), Membro do Laboratório de Tecnologias para o Trabalho e Educação na Saúde - LATTED. Atua na Fundação de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas - FCECON, no setor de internação hospitalar e presidente do Comitê de Ética de Enfermagem da FCECON.

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Enfermeira. Mestre em Enfermagem Saúde Publica pela Universidade Estadual do Amazonas (UEA). Especialista em Saúde Pública, Enfermagem do Trabalho, Enfermagem em Uti Adulto e Neonatal. Possui MBA em Gestão da Qualidade e Acreditação Hospitalar. Avaliadora em Processo de Acreditação pela Fundação Carlos Alberto Vanzonili (FCAV/2022). 

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Enfermeira graduada pelo Centro Universitário Luterano de Manaus (CEULM/ULBRA). Atualmente, integrante no Laboratório de Tecnologias para o Trabalho e Educação em Saúde - LATTED - UEA. Mestranda na Universidade do Estado do Amazonas no Programa de Pós- Graduação em Saúde Pública - PROENSP

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Enfermeiro, Mestrando do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (PEN/UFSC) na linha de pesquisa Trabalho em Saúde e Enfermagem. Especialista em Saúde Pública e Saúde Coletiva pela Universidade de Uberaba. Atualmente Professor Substituto na Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

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Professora Titular Aposentada da UEPA. Professora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Associado UEPA-UFAM. Professora Visitante do PROENSP-UEA. Líder da Rede de Estudos de Tecnologias Educacionais (RETE). Diretora do CEPEn - ABEn-PA gestão 2022-2025. Natural do RJ. Estágio Pós-doutoral na Universidade de Coimba em 2002 e na UERJ em 2013. Doutorado em Ciências pela UFPA (1999). Mestre em Educação pela UERJ (1993). Livre Docente em Enfermagem pela UNIRIO (1991). Graduação em enfermagem pela UFRJ (1980).

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Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) . Especializações em Saúde da Família, Formação Pedagógica e Planejamento, Programação e Políticas de Saúde. Mestrado em Saúde Materno Infantil pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Doutorado em Saúde Coletiva pelo Instituto de Estudos em Saúde Coletiva- (IESC/ UFRJ). Professor Adjunto do Departamento de Saúde Pública da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

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Me graduei em Enfermagem pela Universidade Federal de Mato Grosso (1983); conclui o mestrado (UFSC) e doutorado em Filosofia em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (1995). Realizei pós-doutorado em Educação na Universidade de Lisboa. Atuei como docente da Universidade Federal de Mato Grosso e da Universidade Federal de Santa Catarina. 

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Enfermeira. Graduada pela Universidade do Estado do Pará (2007-2011). Pós - graduação em Oncologia por meio do Programa de Residência Multiprofissional da Universidade Federal do Pará e Hospital João de Barros Barreto(2012 - 2014) e Pós - graduação em Saúde Pública com Ênfase em Saúde da Família pelo Centro Universitário Internacional (2019 -2019) . Mestrado em Biologia Parasitária da Amazônia pela Universidade do Estado do Pará e Instituto Evandro Chagas (2015 - 2017). Doutorado em Biologia Parasitária da Amazônia pela Universidade do Estado do Pará e Instituto Evandro Chagas (2018 -2021). Professora do curso de Enfermagem da Universidade do Estado do Amazonas e do curso de Pós - Graduação em Oncologia do Centro Universitário Metropolitano da Amazônia.

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Enfermeiro, Doutor em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (2019), Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Pará (2010), Especialista em Unidade de Terapia Intensiva Adulto pela Universidade Federal do Amazonas (2005), Educação na Saúde pela Universidade de São Paulo (2017) e Educação em Tecnologia Digital Aplicada à Saúde pela Universidade do Estado do Amazonas (2022). Atualmente Coordenador Local do Doutorado Interinstitucional em Enfermagem UFSC-UEA, Docente Permanente do Programa de Pós Graduação em Enfermagem em Saúde Pública (ProEnSP), modalidade Profissional, e docente dos Cursos de Graduação em Enfermagem, Medicina e Odontologia nas áreas de Atenção Primária à Saúde e Educação em Saúde.

Publicado
2025-02-01
Como Citar
MARTINS, Cleise Maria de Góes et al. ETHICrises® - webcurso sobre ética em contextos de crises sanitárias para profissionais de enfermagem. Extensão em Revista, [S.l.], v. 14, p. e0007, fev. 2025. ISSN 2525-5347. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/extensaoemrevista/article/view/4234>. Acesso em: 25 mar. 2025. doi: https://doi.org/10.59666/extensaoemrevista.v14i0.4234.
Seção
Produto Técnico-tecnológico e Extensão Inovadora