RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS NO PARFOR DE MARÃA: ESTUDO DE CASO COMO ABORDAGEM DE ENSINO

  • Gisele de Almeida Nascimento

Resumo

Esta pesquisa é parte das atividades realizadas na disciplina Legislação da Educação Básica. Dentre seus objetivos, investigou como os estudos de caso podem ser utilizados como abordagem de ensino e, assim, auxiliar no processo de ensino-aprendizagem de professores em formação. A pesquisa é qualitativa e envolveu os alunos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Parfor/UEA no município de Maraã, no Estado do Amazonas. O trabalho realizado em aula incluiu a resolução de questões educacionais em grupos de Estudos de Casos, envolvendo professores e alunos e mostrou-se adequada para a compreensão dos princípios básicos das Leis da Educação Básica Brasileira. Os professores em formação foram capazes de construir conhecimentos básicos sobre os temas, desmistificando ideias de senso comum sobre a Lei de Diretrizes em Educação Básica, os direitos e as relações educacionais em ambientes escolares. As respostas sugeridas nas atividades foram discutidas em sala e serviram para facilitar o processo de ensino aprendizagem da turma. Palavras-chave: Docência; Ensino-aprendizagem; Legislação da Educação Básica.

Publicado
2024-01-25
Como Citar
NASCIMENTO, Gisele de Almeida. RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS NO PARFOR DE MARÃA: ESTUDO DE CASO COMO ABORDAGEM DE ENSINO. Extensão em Revista, [S.l.], n. 13, p. 214-225, jan. 2024. ISSN 2525-5347. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/extensaoemrevista/article/view/3362>. Acesso em: 06 dez. 2024. doi: https://doi.org/10.59666/extensaoemrevista.v0i13.3362.