A ÁRVORE DOS MATERIAIS DIDÁTICOS E PARADIDÁTICOS PARA O ENSINO DE LÍNGUA
Resumo
O presente artigo é resultado da disciplina Produção de Material Didático para o Ensino de
Línguas, do curso de Pedagogia Intercultural Indígena. Esse curso é uma ação do Plano
Nacional de Formação de Professores da Educação Básica da Universidade do Estado do
Amazonas (Parfor-UEA), em São Paulo de Olivença-AM, do qual fazem parte professores
das etnias Ticuna, Kokama e Kambeba. A análise do processo de elaboração do material
didático para o ensino de língua indígena se fundamenta no método heurístico, que
considera a visão social dos povos indígenas, como base epistemológica da educação escolar
indígena. Os resultados indicam que as discussões teóricas e metodológicas auxiliaram os
professores a redefinirem os critérios empregados na criação de materiais didáticos, pois
passaram a considerar as práticas sociais da comunidade indígena na confecção dos
produtos pedagógicos.
Palavras-chave: Material Didático; Poiesis; Praxis.