A ÁRVORE DOS MATERIAIS DIDÁTICOS E PARADIDÁTICOS PARA O ENSINO DE LÍNGUA

  • Altaci Corrêa Rubim
  • Glademir Sales dos Santos

Resumo

O presente artigo é resultado da disciplina Produção de Material Didático para o Ensino de
Línguas, do curso de Pedagogia Intercultural Indígena. Esse curso é uma ação do Plano
Nacional de Formação de Professores da Educação Básica da Universidade do Estado do
Amazonas (Parfor-UEA), em São Paulo de Olivença-AM, do qual fazem parte professores
das etnias Ticuna, Kokama e Kambeba. A análise do processo de elaboração do material
didático para o ensino de língua indígena se fundamenta no método heurístico, que
considera a visão social dos povos indígenas, como base epistemológica da educação escolar
indígena. Os resultados indicam que as discussões teóricas e metodológicas auxiliaram os
professores a redefinirem os critérios empregados na criação de materiais didáticos, pois
passaram a considerar as práticas sociais da comunidade indígena na confecção dos
produtos pedagógicos.



Palavras-chave: Material Didático; Poiesis; Praxis.

Publicado
2023-12-18
Como Citar
RUBIM, Altaci Corrêa; DOS SANTOS, Glademir Sales. A ÁRVORE DOS MATERIAIS DIDÁTICOS E PARADIDÁTICOS PARA O ENSINO DE LÍNGUA. Extensão em Revista, [S.l.], n. 13, p. 259-273, dez. 2023. ISSN 2525-5347. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/extensaoemrevista/article/view/3347>. Acesso em: 27 abr. 2024. doi: https://doi.org/10.59666/extensaoemrevista.v0i13.3347.