O PROFESSOR-FORMADOR DO PARFOR NA AMAZÔNIA, UMA ODISSEIA PELA ARTE DE ENSINAR: CASO DA UNIDADE CURRICULAR GINÁSTICA GERAL DA TURMA DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM MARAÃ-AM

  • Átila Castro Paiva

Resumo

O texto trata de um relato de experiência pedagógica, em forma de artigo, que tem por
escopo apresentar vivências, positivas e negativas, de um docente – Profissional de
Educação física - aquando professor- formador do Plano Nacional de Formação de
Professores da Educação Básica, manifestado nacionalmente por Parfor. Tal ensaio objetiva
versar acerca de experiências que foram aglutinadas a partir do desafio de transmitir
conhecimento pelo universo amazônico, neste caso, no município de Maraã, localizado ao
norte do Estado do Amazonas, distante 610 km – em linha reta - da capital amazonense, em
uma turma do curso de Educação Física da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), a
ministrar a unidade acadêmica Ginástica Geral. Longe está a pretensão de equipararmos a
um manual, porém as orientações contidas no texto podem ser de mui valia àqueles que
pretendem desbravar o contexto amazônico como personagem de professor-formador.



Palavras-chave: Parfor; Educação Física; Educação e a Amazônia; Professor-formador;
Ginástica Geral.

Publicado
2023-12-18
Como Citar
PAIVA, Átila Castro. O PROFESSOR-FORMADOR DO PARFOR NA AMAZÔNIA, UMA ODISSEIA PELA ARTE DE ENSINAR: CASO DA UNIDADE CURRICULAR GINÁSTICA GERAL DA TURMA DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM MARAÃ-AM. Extensão em Revista, [S.l.], n. 13, p. 197-213, dez. 2023. ISSN 2525-5347. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/extensaoemrevista/article/view/3343>. Acesso em: 06 dez. 2024. doi: https://doi.org/10.59666/extensaoemrevista.v0i13.3343.