O PROFESSOR-FORMADOR DO PARFOR NA AMAZÔNIA, UMA ODISSEIA PELA ARTE DE ENSINAR: CASO DA UNIDADE CURRICULAR GINÁSTICA GERAL DA TURMA DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM MARAÃ-AM
Resumo
O texto trata de um relato de experiência pedagógica, em forma de artigo, que tem por
escopo apresentar vivências, positivas e negativas, de um docente – Profissional de
Educação física - aquando professor- formador do Plano Nacional de Formação de
Professores da Educação Básica, manifestado nacionalmente por Parfor. Tal ensaio objetiva
versar acerca de experiências que foram aglutinadas a partir do desafio de transmitir
conhecimento pelo universo amazônico, neste caso, no município de Maraã, localizado ao
norte do Estado do Amazonas, distante 610 km – em linha reta - da capital amazonense, em
uma turma do curso de Educação Física da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), a
ministrar a unidade acadêmica Ginástica Geral. Longe está a pretensão de equipararmos a
um manual, porém as orientações contidas no texto podem ser de mui valia àqueles que
pretendem desbravar o contexto amazônico como personagem de professor-formador.
Palavras-chave: Parfor; Educação Física; Educação e a Amazônia; Professor-formador;
Ginástica Geral.