PARFOR: EXPERIÊNCIAS DE FORMAÇÃO DOCENTE NO MUNICÍPIO DE JAPURÁ-AM

  • Ellís Regina de Sousa Maciel
  • Sônia Costa Maquiné

Resumo

Ouvir, observar e registrar são ações necessárias para tornar conhecido o desconhecido. Este
trabalho relata experiências vivenciadas durante a implementação do Programa de
formação de Professores, do Ministério da Educação-MEC, o Plano Nacional de Formação
de Professores da Educação Básica – Parfor, no município de Japurá/AM, promovido pela
Escola Normal Superior, da Universidade do Estado do Amazonas – UEA. O Programa de
Formação de Professores foi criado, em 2009, pelo MEC, com o objetivo de melhorar a
formação dos professores, em exercício na rede pública, para melhorar a qualidade do
ensino. No município de Japurá, no ano de 2017, havia duas turmas em formação no curso
de Pedagogia. Este relato descreve as experiências docentes vivenciadas com a turma 2, a
qual era composta por 27 professores discentes. Com a pesquisa presente, no processo de
formação docente, tornou-se possível verificar que os processos vivenciados contribuíram
para a reflexão crítica e colaborativa sobre a sua prática docente, bem como sobre os fatores
e desafios relacionados ao trabalho na educação.



Palavras-chave: Educação Básica; Formação de Professores; Parfor.

Publicado
2023-12-18
Como Citar
MACIEL, Ellís Regina de Sousa; MAQUINÉ, Sônia Costa. PARFOR: EXPERIÊNCIAS DE FORMAÇÃO DOCENTE NO MUNICÍPIO DE JAPURÁ-AM. Extensão em Revista, [S.l.], n. 13, p. 185-196, dez. 2023. ISSN 2525-5347. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/extensaoemrevista/article/view/3342>. Acesso em: 27 abr. 2024. doi: https://doi.org/10.59666/extensaoemrevista.v0i13.3342.