NARRATIVAS DE PROFESSORES NA PANDEMIA: UMA EXPERIÊNCIA NA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO DO CAMPO NO PARFOR (2021)
Resumo
O presente relato de experiência tem o objetivo de discutir os desafios enfrentados por
professores do município de Ipixuna-AM, que atuaram na zona rural e urbana no Ensino
Fundamental, no período de pandemia. Estas experiências foram descritas na disciplina de
Educação do Campo do curso de Pedagogia. As narrativas foram realizadas no Plano
Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), no Centro de Estudos
Superiores de Ipixuna-AM, no período de maio de 2021, de modo não presencial. Para tanto,
foi criado um grupo no WhatsApp para diálogo e envio dos textos elaborados pelos
acadêmicos. Dos vinte e quatro trabalhos finais, selecionamos sete que possuíam
experiências na pandemia. Retiramos dos textos fragmentos que permitiram uma discussão
sobre o trabalho dos professores antes e durante a pandemia. Ao estudarmos essas falas,
notamos que eles traçaram uma linha do tempo em suas práticas na sala de aula da seguinte
maneira: como era seu trabalho na sala de aula antes e como foi realizado durante a
pandemia. Na escrita de cada experiência, encontramos evidências de impactos negativos
na aprendizagem dos conteúdos e positivos em razão da adaptação metodológica dos
professores ao ensino remoto. Não foram todas as escolas que conseguiram desenvolver o
modo não presencial, pelos motivos: falta de wi-fi ou dados móveis disponíveis nas
comunidades e cidade para assistir aos vídeos e download das atividades. Estes obstáculos
contribuíram para a formação dos professores em virtude da tentativa de adaptação a nova
configuração e ferramentas para o ensino.
Palavras-chave: Educação do Campo; Ensino remoto; Formação de Professores.