HISTÓRIA, PATRIMÔNIO CULTURAL E EDUCAÇÃO PATRIMONIAL EM NOVA OLINDA DO NORTE: RELATO DE EXPERIÊNCIA NA TURMA DE PEDAGOGIA PARFOR/UEA (2020)

  • Luciano Everton Costa Teles

Resumo

O projeto de atividade integradora, de perspectiva extensionista, intitulado Caminhos para
confecção de ações pedagógicas sobre o Patrimônio Cultural de Nova Olinda do Norte
para fins didáticos, nasceu com a finalidade de aglutinar a comunidade acadêmica em torno
da atividade, envolvendo-a no processo de pesquisa e extensão, no interior do curso de
Pedagogia, com vistas a debater a importância da Educação Patrimonial, refletindo sobre os
desafios e as possibilidades de se tomar o Patrimônio Cultural pedagogicamente. Nesse
sentido, como ações desenvolvidas, foi executado um mapeamento do Patrimônio Cultural
do município de Nova Olinda do Norte, assim como leituras sistemáticas de textos que
tratassem sobre as formas de explorá-lo pedagogicamente e apresentação de caminhos
metodológicos para a formulação de ações pedagógicas para deslindar didaticamente o
Patrimônio Cultural de Nova Olinda do Norte.



Palavras-chave: Patrimônio Cultural; Educação Patrimonial; Nova Olinda do Norte.

Publicado
2023-12-18
Como Citar
TELES, Luciano Everton Costa. HISTÓRIA, PATRIMÔNIO CULTURAL E EDUCAÇÃO PATRIMONIAL EM NOVA OLINDA DO NORTE: RELATO DE EXPERIÊNCIA NA TURMA DE PEDAGOGIA PARFOR/UEA (2020). Extensão em Revista, [S.l.], n. 13, p. 64-76, dez. 2023. ISSN 2525-5347. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/extensaoemrevista/article/view/3330>. Acesso em: 27 abr. 2024. doi: https://doi.org/10.59666/extensaoemrevista.v0i13.3330.