O PARFOR/UEA EM NOVA OLINDA DO NORTE: A INFLUÊNCIA DA COORDENAÇÃO LOCAL NO PROCESSO FORMATIVO DOS PROFESSORES CURSISTAS
Resumo
O presente estudo tem como objetivo apresentar uma análise sobre a atuação da coordenação local do Parfor do curso de Pedagogia no Município de Nova Olinda do Norte e a influência que essa função pode despertar sobre a vida acadêmica dos estudantes em seu processo formativo. A indagação pretendida com este estudo é demonstrar o processo de escolha desse profissional, suas funções exercidas, como funciona a articulação entre universidade, município e comunidade acadêmica e se o que vem sendo desenvolvido, agrega algum valor significativo durante a trajetória acadêmica desses professores em formação, fazendo assim um elo entre a realidade e a afirmação de renomados autores. Para tanto, a metodologia utilizada baseou-se na abordagem qualitativa, a partir de uma pesquisa bibliográfica, documental e de campo com o relato de cursistas finalistas e alunos egressos que passaram por quatro coordenações diferentes, na perspectiva de entender a realidade vivenciada por eles, e assim proporcionar um valor significativo a pesquisa.
Palavras-chave: Experiência; Parfor; Influência; Vida Acadêmica.