ARTE E DIVERSIDADE: DIÁLOGOS SOBRE RELAÇÕES DE GÊNERO E HETERONORMATIVIDADE NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES/AS DA SEMED/MANAUS

  • Michelle Albuquerque Rodrigues
  • Olvídia Dias da Cruz Sobrinha
  • Raquel Maia Mattos

Resumo

Relações de Gênero e Diversidade Sexual na escola demonstram ser temas desafiadores, considerando a interferência de valores conservadores sobre a implementação de políticas educacionais no Brasil. A formação continuada docente pode consistir em um importante espaço de reflexão sobre tais desafios e a viabilidade de aplicação destes temas, via transversalidade com importantes áreas do conhecimento, como a Arte e suas linguagens. Este trabalho tem por objetivo socializar com os/as professores/as da Secretaria Municipal de Educação de Manaus - SEMED, comunidade acadêmica e a sociedade em geral uma experiência interdisciplinar sobre esse tema tão importante e pouco discutido atualmente nas escolas - As relações de gênero e a heteronormatividade no cotidiano escolar e nas práticas pedagógicas. Devido à grande diversidade nos discursos optamos por utilizar a dialética como instrumento metodológico para uma análise dos discursos dos professores/as durante os encontros formativos de Arte e Diversidade sobre o referido tema, escrito pelas autoras. Resultados, ainda preliminares, demonstram que professoras/es aparentam reconhecer a importância do estudo dos temas, possibilitando ações educativas futuras sobre o respeito à diversidade na escola.

Publicado
2022-01-28
Como Citar
ALBUQUERQUE RODRIGUES, Michelle; DIAS DA CRUZ SOBRINHA, Olvídia; MAIA MATTOS, Raquel. ARTE E DIVERSIDADE: DIÁLOGOS SOBRE RELAÇÕES DE GÊNERO E HETERONORMATIVIDADE NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES/AS DA SEMED/MANAUS. Extensão em Revista, [S.l.], n. 9, p. 79-96, jan. 2022. ISSN 2525-5347. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/extensaoemrevista/article/view/2476>. Acesso em: 29 abr. 2024.