O DESENVOLVIMENTO ESTÉTICO-MUSICAL A PARTIR DA PRÁTICA INSTRUMENTAL DA FLAUTA DOCE

  • Mickelsen da Costa Picanço
  • Andrya Pyetra Sousa de Jesus
  • Iasmin de Freitas Alvarenga
  • Lia Esther Guimarães Ribeiro

Resumo

Este artigo trata de um projeto de pesquisa no âmbito do Programa Ciência na Escola (PCE), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), que objetivou oportunizar aos estudantes copesquisadores o desenvolvimento estético-musical por meio da prática instrumental da flauta doce e da pesquisa sobre músicas folclóricas e cantigas de roda, desenvolvido por três estudantes do 6º e 7º anos do ensino fundamental da Escola Estadual de Tempo Integral Bilíngue José Carlos Mestrinho/Colégio Militar do Corpo de Bombeiros, que atuaram como Cientistas Jr. Como metodologia, realizamos o levantamento de dados entre estudantes das quatro turmas de 6º e 7º anos, a partir de um questionário semiestruturado elaborado na plataforma Formulários Google; de posse desses dados criamos arranjos instrumentais de canções folclóricas e cantigas de roda para flauta doce. As partituras editadas foram compartilhadas com os estudantes das turmas citadas acima.

Publicado
2022-01-28
Como Citar
PICANÇO, Mickelsen da Costa et al. O DESENVOLVIMENTO ESTÉTICO-MUSICAL A PARTIR DA PRÁTICA INSTRUMENTAL DA FLAUTA DOCE. Extensão em Revista, [S.l.], n. 9, p. 62-78, jan. 2022. ISSN 2525-5347. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/extensaoemrevista/article/view/2460>. Acesso em: 28 abr. 2024.