O DESENVOLVIMENTO ESTÉTICO-MUSICAL A PARTIR DA PRÁTICA INSTRUMENTAL DA FLAUTA DOCE
Resumo
Este artigo trata de um projeto de pesquisa no âmbito do Programa Ciência na Escola (PCE), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), que objetivou oportunizar aos estudantes copesquisadores o desenvolvimento estético-musical por meio da prática instrumental da flauta doce e da pesquisa sobre músicas folclóricas e cantigas de roda, desenvolvido por três estudantes do 6º e 7º anos do ensino fundamental da Escola Estadual de Tempo Integral Bilíngue José Carlos Mestrinho/Colégio Militar do Corpo de Bombeiros, que atuaram como Cientistas Jr. Como metodologia, realizamos o levantamento de dados entre estudantes das quatro turmas de 6º e 7º anos, a partir de um questionário semiestruturado elaborado na plataforma Formulários Google; de posse desses dados criamos arranjos instrumentais de canções folclóricas e cantigas de roda para flauta doce. As partituras editadas foram compartilhadas com os estudantes das turmas citadas acima.