ENTRE O VISÍVEL E O INVISÍVEL: O CASO DAS MULHERES BARÉ NA ESCOLA NORMAL SUPERIOR

  • Deise Socorro

Resumo

O uso das narrativas indígenas é fonte rica para o conhecimento e a
visibilidade cultural de seus povos. Neste sentido, este trabalho teve como
objetivo refletir sobre a presença indígena na universidade, tomando como ponto
de partida a minha história de vida, focando-se no percurso universitário, por
meio de uma pesquisa narrativa coletiva com mais duas mulheres indígenas
acadêmicas do povo Baré. Ao narrar nossas trajetórias e experiências, abordando
nossos modos de socialização, conflitos, autonomia individual e social no
processo de formação universitária, encontramos pontos que nos são comuns,
linhas que se assemelham e outras que se diferenciam no que nos torna visíveis
ou não no ambiente universitário. Esperamos que este trabalho possa abrir
espaços para a socialização e partilhas das vivências e desafios enfrentados por
mulheres indígenas no contexto da universidade, assim como apontar
alternativas para superar as dificuldades frente às adversidades da vida
acadêmica.

Publicado
2021-11-22
Como Citar
SOCORRO, Deise. ENTRE O VISÍVEL E O INVISÍVEL: O CASO DAS MULHERES BARÉ NA ESCOLA NORMAL SUPERIOR. Extensão em Revista, [S.l.], n. 8, p. 56-64, nov. 2021. ISSN 2525-5347. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/extensaoemrevista/article/view/2389>. Acesso em: 27 abr. 2024.