AS DIFERENÇAS CULTURAIS E SUAS POSSIBILIDADES NA EDUCAÇÃO

  • Estélio Lopes Cardoso Munduruku
  • Ytanajé Coelho Cardoso

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar nos teóricos do tema
estudado os principais conceitos que norteiam com maior ênfase identidade e
diferença, visando entender a concepção de cada autor sobre a compreensão do
fenômeno cultural humano marcado pelo ato de pertencimento dos povos,
apresentando os caminhos percorridos acerca da clareza significativa dos
conceitos sobre o outro como diferente. Nesse viés, é fundamental que toda
concepção negativa seja desconstruída através do conhecimento educacional,
principalmente no sentido afirmativo da identidade, pois o caminho do saber é
essencial para a sociedade exercer a prática de desenvolvimento político interrelacional, possibilitando a marca de pertencimento étnico no contexto da
vivência cultural dos diferentes grupos sociais. A metodologia centra-se na
análise bibliográfica baseada nos estudos culturais em: (CANCLINI, 2008) culturas
híbridas, (HALL, 2003) identidade e diferença, (PETERS, 2000) pósestruturalismos e filosofia da diferença, (WAGNER, 2010) a invenção da cultura e
(SILVA, 2014) identidade e diferença, autores que se debruçam com maior clareza
sobre o conceito de identidade. Desse modo, visamos observar também, no campo
da educação, como o âmbito escolar favorece o valor à identidade cultural a partir
das políticas públicas de direitos sociais presentes no ambiente educativo e
assegurados pelos princípios sobre a diversidade cultural em nosso país.

Publicado
2021-11-22
Como Citar
CARDOSO MUNDURUKU, Estélio Lopes; COELHO CARDOSO, Ytanajé. AS DIFERENÇAS CULTURAIS E SUAS POSSIBILIDADES NA EDUCAÇÃO. Extensão em Revista, [S.l.], n. 8, p. 41-50, nov. 2021. ISSN 2525-5347. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/extensaoemrevista/article/view/2382>. Acesso em: 27 abr. 2024.