A DIFERENÇA FAZ DIFERENÇA? CRIANÇAS INDÍGENAS EM UMA ESCOLA PÚBLICA NÃO INDÍGENA

  • Elias Baltazar da Costa

Resumo

O presente artigo é resultado de uma pesquisa que teve como objetivo
compreender como é vista a criança indígena e a sua cultura em uma Escola Pública
de Manaus. Tecemos nosso interesse pelo trabalho partindo de nossas reflexões e
experiências no contexto familiar, e pela participação em projetos no âmbito da
Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Nosso trabalho questiona como é
tratada a presença de crianças indígenas em escolas não indígenas e os resultados
nos mostraram que a escola acolhe esses alunos, no entanto, as práticas
educacionais desenvolvidas não atendem as demandas trazidas por alunos indígenas.
Ressaltamos que há muitos desafios para o desenvolvimento da educação na
perspectiva da Interculturalidade, sendo um deles a formação inicial e continuada de
professores.

Publicado
2021-11-22
Como Citar
DA COSTA, Elias Baltazar. A DIFERENÇA FAZ DIFERENÇA? CRIANÇAS INDÍGENAS EM UMA ESCOLA PÚBLICA NÃO INDÍGENA. Extensão em Revista, [S.l.], n. 8, p. 31-40, nov. 2021. ISSN 2525-5347. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/extensaoemrevista/article/view/2381>. Acesso em: 27 abr. 2024.