DAS DAS FRAUDES NA APOSENTADORIA DO TRABALHADOR RURAL E SUAS IMPLICAÇÕES COMO TRABALHADOR SEGURADO

  • Amanda Carina Marques Garcia Universidade do Estado do Amazonas
  • Albefredo Melo de Souza Junior Universidade do Estado do Amazonas

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar a previdência rural e o desequilíbrio estrutural do sistema previdenciário em decorrência das fraudes cometidas pelos próprios requerentes, servidores públicos e pelas organizações criminosas especializadas em fraudar benefícios contra a previdência rural. Nos últimos anos, a arrecadação da previdência rural se mostrou negativa, o que resultou na necessidade de aperfeiçoar a legislação para incluir critérios mais objetivos sobre a cobertura do sistema previdenciário, assim como questões relacionadas ao meio rural. Diante deste cenário, em 2019 surge dois marcos importantíssimos para o âmbito previdenciário, a Reforma da Previdência que entrou em vigor por meio da Emenda Constitucional 103 e a Lei de Combate às Fraudes - Nº 13.846/06/2019, ambas passam a instituir diversas mudanças em razão da necessidade de intensificar o combate às fraudes e melhorar a qualidade dos gastos na Previdência Social. Em suma, tem-se como objetivos secundários defender a devida fiscalização de forma efetiva e apontar a alta visibilidade que este grupo possui por não haver um suporte fiscal de forma correta e eficaz, levando a abertura de golpes destinados a usufruírem deste benefício a partir do desvio dos ativos dos beneficiários. Por fim, aborda-se sobre as dificuldades encontradas para a concessão do benefício da aposentadoria para os trabalhadores rurais em decorrência das fraudes.

##submission.authorBiography##

##submission.authorWithAffiliation##

Advogado. Professor efetivo da Escola de Direito da Universidade do Estado do Amazonas - ED/UEA. Professor do Curso Preparatório do Amazonas - CPA. Mestrando em Direito na Universidade La Salle (Canoas/RS). Especialista em Direito Processual Civil pela Universidade Anhanguera-Uniderp. Integrante do Núcleo de Direito, Tecnologia e Inovação - LAWin/UEA. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Público, Direito Processual Civil e Direito & Inovação Tecnológica.

Publicado
2023-03-10
Como Citar
GARCIA, Amanda Carina Marques; JUNIOR, Albefredo Melo de Souza. DAS DAS FRAUDES NA APOSENTADORIA DO TRABALHADOR RURAL E SUAS IMPLICAÇÕES COMO TRABALHADOR SEGURADO. Equidade: Revista Eletrônica de Direito da UEA - ISSN: 2675-5394, [S.l.], v. 7, n. 3, mar. 2023. ISSN 2675-5394. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/equidade/article/view/2835>. Acesso em: 20 maio 2024.