UMA REFLEXÃO SÓCIO-JURÍDICA ACERCA DOS DIREITOS SUCESSÓRIOS DERIVADOS DA INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL COM ÊNFASE NO PRAZO PROCESSUAL PARA ENTRAR COM PETIÇÃO DE HERANÇA

  • ANA BEATRIZ DE OLIVEIRA RIBEIRO CIESA

Abstract

A modernidade que acompanha a sociedade está em constante transformação em todas as áreas existentes, seja nos padrões de vida, alimentação, costumes, família, relacionamentos, modo como se relacionam e até mesmo na forma como se geram os filhos. No que concerne a este último sabe-se que desde o avanço da biotecnologia os quais estão presentes desde o século passado (especialmente no que diz respeito as técnicas de reprodução humana), muito se tem discutido no âmbito social e jurídico sobre o assunto e dos direitos sucessórios derivados da inseminação artificial post mortem, tendo em vista que ainda há ausência de legislação definida sobre o tema, motivo que fundamenta a insegurança jurídica de muitos e justificou a escolha do tema para abordagem neste artigo. Para elaboração do presente, realizou-se pesquisas bibliográficas e científicas, análises nas legislações voltadas ao tema, jurisprudências e etc. Por fim, foi possível concluir que hoje a interpretação dos dispositivos sobre o tema é por meio dos princípios e que para que o filho advindo através do procedimento seja contemplado com direitos sucessórios, é necessária a existência de disposição testamentária expressa do testador “no sentido de contemplar o seu futuro filho como herdeiro”, na condição de concepturo. Havendo somente a existência de material genético conservado biologicamente, o filho deverá ter reconhecido o seu direito de filiação, porém, não gozará de direitos sucessórios, podendo o material genético ser utilizado pela outra parte por meio de ação judicial.

Published
2022-01-20
How to Cite
RIBEIRO, ANA BEATRIZ DE OLIVEIRA. UMA REFLEXÃO SÓCIO-JURÍDICA ACERCA DOS DIREITOS SUCESSÓRIOS DERIVADOS DA INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL COM ÊNFASE NO PRAZO PROCESSUAL PARA ENTRAR COM PETIÇÃO DE HERANÇA. Equidade: Revista Eletrônica de Direito da UEA - ISSN: 2675-5394, [S.l.], v. 4, n. 3, jan. 2022. ISSN 2675-5394. Available at: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/equidade/article/view/1922>. Date accessed: 20 may 2024.