A Teoria da Complexidade de Edgar Morin e a importância da ótica transdisciplinar na pesquisa sobre educação escolar indígena

  • Nelma Catulino de Oliveira
  • Pedro Henrique Coelho Rapozo

Resumo

Este artigo foi construído a partir de uma pesquisa empírica e das leituras e discussões no decorrer do curso de mestrado. Ele tem como objetivo discorrer sobre as contribuições de Edgar Morin com a teoria da complexidade para os estudos sobre a Educação escolar indígena, tentando compreender qual a importância da transdisciplinaridade neste processo, como forma de produção e organização do conhecimento. Utiliza-se como metodologia a pesquisa bibliográfica, a partir principalmente do livro de Edgar Morin, Introdução ao pensamento complexo (2005), e de outros autores que tratam da transdisciplinaridade, como Hilton Japiassu e Ivani Fazenda. Apoia-se no trabalho de pesquisa realizado na comunidade indígena Porto Praia de Baixo, município de Tefé/AM, no ano de 2020 a 2021, assim como em textos da Legislação sobre Educação escolar indígena. Verifica-se que uma pesquisa sobre educação escolar indígena as reflexões sobre a epistemologia da complexidade são necessárias.

Publicado
2023-12-12
Como Citar
DE OLIVEIRA, Nelma Catulino; RAPOZO, Pedro Henrique Coelho. A Teoria da Complexidade de Edgar Morin e a importância da ótica transdisciplinar na pesquisa sobre educação escolar indígena. ContraCorrente: Revista do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas, [S.l.], n. 19, p. 115-129, dez. 2023. ISSN 2525-4529. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/contracorrente/article/view/3293>. Acesso em: 11 maio 2024. doi: https://doi.org/10.59666/cc-ppgich.v0i19.3293.