A Teoria da Complexidade de Edgar Morin e a importância da ótica transdisciplinar na pesquisa sobre educação escolar indígena
Resumo
Este artigo foi construído a partir de uma pesquisa empírica e das leituras e discussões no decorrer do curso de mestrado. Ele tem como objetivo discorrer sobre as contribuições de Edgar Morin com a teoria da complexidade para os estudos sobre a Educação escolar indígena, tentando compreender qual a importância da transdisciplinaridade neste processo, como forma de produção e organização do conhecimento. Utiliza-se como metodologia a pesquisa bibliográfica, a partir principalmente do livro de Edgar Morin, Introdução ao pensamento complexo (2005), e de outros autores que tratam da transdisciplinaridade, como Hilton Japiassu e Ivani Fazenda. Apoia-se no trabalho de pesquisa realizado na comunidade indígena Porto Praia de Baixo, município de Tefé/AM, no ano de 2020 a 2021, assim como em textos da Legislação sobre Educação escolar indígena. Verifica-se que uma pesquisa sobre educação escolar indígena as reflexões sobre a epistemologia da complexidade são necessárias.