O MODO DE PRODUÇÃO E O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO QUILOMBO DE TIPITINGA:

UM OLHAR A PARTIR DO RECEBIMENTO DE CURSOS E FORMAÇÕES NA COMUNIDADE

  • keila de Paula Fernandes de Quadros UFPA
  • Edileuza Amoras Pilletti IFPA
  • Silvana Gomes dos Santos IFPA

Abstract

O presente estudo tem como objetivo principal analisar se houve mudanças ocorridas nos meios e modos de produção da comunidade quilombola de Tipitinga em Santa Luzia do Pará –PA após o recebimento de formações e cursos e se eles interferem na perspectiva do desenvolvimento sustentável. O estudo tem como base a abordagem qualitativa, com pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo. Após a análise do antes e depois do modo de produção do quilombo, concluiu-se que, a principal mudança foi em relação ao manejo, as técnicas de manipulação dos alimentos, o melhoramento, o aumento da produção e comercialização e a abertura de novos mercados. Poucas práticas dos quilombolas sofreram de fato alterações, os moradores ainda apresentam resistência em alterar suas práticas e ferramentas de produção. Quanto à ideia de sustentabilidade identificou-se que ainda se trata de um discurso muito vago nas formações e nos diálogos promovidos dentro da comunidade. De toda forma, os modos de produção do quilombo se configuram como primitivos, sendo, consequentemente, mais sustentáveis, eles trabalham coletivamente, usando a terra para sobreviver, plantando e colhendo, sem agredir tanto o meio ambiente, pois vivem da agricultura familiar e não almejam a produção na ótica do modo de produção capitalista.

Author Biographies

Edileuza Amoras Pilletti, IFPA

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Pará (2006). Especialização em Movimentos Sociais na Amazônia pela Universidade do Estado do Pará (2010). Mestre em Linguagem e Saberes Culturais da Amazônia/UFPA (2014) na linha de pesquisa Saberes Culturais em Educação do Campo. Atualmente é docente efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará/IFPA. Participa como pesquisadora em dois Grupos de Pesquisa: ETTHOS (Educação, Trabalho, Tecnologia, Humanidades e Organização Social) - IFPA, na linha de pesquisa em Educação do Campo; GEPEDIBRA (Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação e Diversidade da Região Bragantina) - UFPA . Atua na área da Sociologia da Educação, Sociologia Rural, Antropologia e Políticas Públicas com enfoque nos seguintes temas: Educação do Campo, Gênero, Cultura e Práticas Educativas. Possui extensa participação em capacitação de Professores e nos movimentos sociais. Coordenou projetos de pesquisa com foco nas práticas docentes com financiamento Capes. Coordena projeto de Extensão com financiamento Institucional Possui experiência como professora no ensino superior; orientadora de TCC e de Monografias, participação em bancas de defesa de TCC e de Monografias desenvolvidos nas áreas de educação. Orienta bolsistas de Iniciação Científica. Participante com comunicações orais e publicações em anais de eventos; congressos, seminários, colóquios e demais eventos científicos nacionais. É professora colaboradora na UFPA Câmpus de Bragança e Belém, ministrando disciplinas no curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos para a Juventude. Atua na Gestão Pedagógica como Coordenadora da Licenciatura em Educação do Campo e do PRONERA Agroecologia. Coordenou o Projeto PIBID Leitura e Escrita no Fundamental 2º Ciclo nas escolas do campo - Bragança/PA com bolsa da Capes.

Silvana Gomes dos Santos, IFPA

Técnica em Agropecuária titulada pela Escola Agrotécnica Federal de Castanhal Pará, atual (IFPA), Engenheira Agrônoma, Mestra e Doutora em Agronomia formada pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) no programa de Pós-Graduação em Agronomia, área de concentração, Ciências do Solo. Foi bolsista do Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB), Conselho Nacional de Pesquisa Científica e Tecnológica (CNPq) e da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) como Bolsista nota 10. Desde a graduação esteve vinculada a Embrapa Agrobiologia (laboratório de Ecologia Microbiana e Gramíneas) desenvolvendo trabalhos na área de Microbiologia do solo. Tem experiências nos seguintes temas: Bactérias fixadoras de nitrogênio e promotoras de crescimento de plantas, enzimas envolvidas no metabolismo de Nitrogênio, Fungos endofíticos promotores de crescimento vegetal do tipo "dark septate", enzimas antioxidantes e promoção de crescimento de plantas por bactérias promotoras de crescimento vegetal e agroecologia. Atualmente faz parte do corpo Docente do Instituto Federal do Estado do Pará, Campus Bragança, atuando como Professora EBTT na área de Agroecologia e Agropecuária.

Published
2022-12-23
How to Cite
QUADROS, keila de Paula Fernandes de; PILLETTI, Edileuza Amoras; SANTOS, Silvana Gomes dos. O MODO DE PRODUÇÃO E O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO QUILOMBO DE TIPITINGA:. ContraCorrente: Revista do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas, [S.l.], n. 18, p. 232-256, dec. 2022. ISSN 2525-4529. Available at: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/contracorrente/article/view/2489>. Date accessed: 03 july 2024.