Associação entre Restrição de Crescimento Extrauterino (RCEU) e desmame precoce entre Recém-nascidos de Muito Baixo Peso (RNMBP).

  • Samarah Paula Nascente Jorcelino Universidade Estadual do Amazonas
  • Naira Chaves de Melo Gioia Fonseca Universidade Estadual do Amazonas
  • Jefferson Pereira Guilherme

Resumo

Introdução: recém-nascidos prematuros correm risco de crescimento deficiente na unidade de terapia intensiva neonatal (UTIN) e muitos deles recebem alta em RCEU. Seu crescimento deve ser monitorado pois frequentemente necessitam de intervenções para otimizar seu ganho ponderal. Com o objetivo de descrever a incidência de RCEU, a velocidade de crescimento em recém-nascidos de muito baixo peso acompanhados nas fases hospitalar e ambulatorial do método canguru e verificar a associação de desmame precoce com crescimento insuficiente se desenvolveu esse estudo. Métodos: estudo observacional, tipo coorte retrospectiva. Foram incluídos no estudo todos os RNs (recém-nascidos) de MBP (muito baixo peso) nascidos na unidade ou transferidos para a instituição e que tenham completado o seguimento ambulatorial na terceira etapa do método canguru no ano de 2016. O projeto foi autorizado pelo CEP local. Os prontuários foram utilizados para gerar um banco de dados no EXCEL 2016. Utilizou-se o software SPSS para análises de frequência, do risco relativo (RR) e intervalo de confiança (IC 95%). Calculou-se o z-score para peso e perímetro cefálico (PC) ao nascer, na alta hospitalar e ambulatorial. Resultados: Entre estes neonatos de MBP, 56,6% receberam alta em AME, 38% em aleitamento materno misto e 5,4% em uso de fórmula exclusivamente. Em média os pacientes ganharam 8,6±2,4 g/kg/dia durante a fase hospitalar e 16,3±5,7 g/kg/dia durante acompanhamento ambulatorial da terceira etapa do método canguru. Foi percebida redução de taxas de RCEU em 38,6% no momento da alta ambulatorial e foi possível garantir crescimento de perímetro craniano adequado, em média 0,8 cm por semana. Aqueles que receberam alta hospitalar com diagnóstico de RCEU tiveram risco 51% maior de desmame precoce (RR 1,51; IC 95% 1,01 – 2,25). Conclusão: O uso predominante de leite humano promoveu crescimento inicial mais lento no período de hospitalização, mas durante o acompanhamento ambulatorial, com programa de apoio ao aleitamento materno foi possível proporcionar crescimento adequado e reduzir taxas de RCEU.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Pediatra e Neonatologista. 

Jefferson Pereira Guilherme

Pediatra, Neonatologista, Professor Auxiliar da UEA.

Publicado
2021-12-29
Como Citar
PAULA NASCENTE JORCELINO, Samarah; FONSECA, Naira Chaves de Melo Gioia; GUILHERME, Jefferson Pereira. Associação entre Restrição de Crescimento Extrauterino (RCEU) e desmame precoce entre Recém-nascidos de Muito Baixo Peso (RNMBP).. Revista de Ciências da Saúde da Amazônia, [S.l.], n. 1, p. 84-97, dez. 2021. ISSN 2447-486X. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/cienciasdasaude/article/view/1514>. Acesso em: 28 abr. 2024.