O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

Todo processo de submissão e acompanhamento do processo editorial em curso será eletrônico. Inicialmente o autor deverá criar login e senha de acesso à Revista de Ciências da Saúde da Amazônia/Amazonia Health Science Journal. Ao submeter o manuscrito à Revista de Ciências da Saúde da Amazônia, os autores cedem os direitos autorais à Revista, afirmando que seu manuscrito é um trabalho original, e não submetido em parte ou no seu todo, à análise para publicação em outra revista. Acesse a página de cadastro.

Política contra Plágio e Más-Condutas em Pesquisa

Os artigos submetidos deverão estar m conformidade com as diretrizes do COPE (Committee on Publication Ethics) http://publicationethics.org.

Com intuito de incentivar a identificação de plágio, más práticas, fraudes, possíveis violações de ética e abertura de processos, recomendamos que antes da submissão, os autores observem e se adequem aos critérios baseados nas diretrizes do COPE, como, por exemplo: referenciar de maneira explícita dados ou interpretação de dados de outras publicações; todos os autores devem atender os critérios de autoria inédita do artigo e nenhum dos pesquisadores envolvidos na pesquisa poderá ser omitido da lista de autores.

A aprovação final do artigo será realizada pelos editores e comissão editorial da Revista de Ciências da Saúde da Amazônia/Amazonia Health Science Journal, baseado no fluxo a seguir:

Após a submissão os editores utilizarão o sistema o sistema CrossCheck (link) para avaliação dos manuscritos. Inicialmente será avaliado o conteúdo textual dos artigos científicos, com intuito de identificar possíveis plágios, submissões duplicadas, manuscritos previamente publicados e fraudes em pesquisa.

Após o aceite e antes da publicação, os artigos poderão ser reavaliados.

INSTRUÇÕES PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS:

A revista publica artigos originais em todas as áreas relevantes da Saúde, incluindo: Medicina, Odontologia, Enfermagem, Saúde Coletiva, Biotecnologia, Educação Física, Farmácia, Gerontologia, Fonoaudiologia, Fisioterapia, Nutrição e áreas afins.

A submissão de Revisões de Literatura será aceita em seções específicas e mediante convite da comissão editorial.

Os dados, idéias, opiniões e conceitos descritos nos artigos, bem como a exatidão das referências, são de inteira responsabilidade do(s) autor(es). A eventual citação de produtos e marcas comerciais não representa uma recomendação de seu uso por parte do Conselho Editorial da Revista de Ciências da Saúde da Amazônia/Amazonia Health Science Journal.

Quando necessário, deverá ser atestado que a pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética e Biossegurança da Instituição, anexando cópia do parecer ao final do processo de submissão.

Os artigos submetidos poderão ser escritos em PORTUGUÊS ou INGLÊS, preferencialmente revisados por especialistas nativos da língua.

Os artigos serão avaliados por, no mínimo, dois consultores da área de conhecimento da pesquisa, de instituições de ensino e/ou pesquisa nacionais e estrangeiras. Após as devidas correções e/ou sugestões, o manuscrito será aceito para publicação caso tenha dois pareceres favoráveis, e rejeitado quando dois pareceres forem desfavoráveis. No caso de um parecer favorável e de um desfavorável, a decisão sobre a publicação ou não do artigo será realizada pelo Conselho Editorial da Revista de Ciências da Saúde da Amazônia/Amazonia Health Science Journal.

Ao submeter o manuscrito, os autores são responsáveis por reconhecer e revelar conflitos financeiros ou de outra natureza relacionados ao trabalho. Os autores devem identificar no manuscrito a fonte de financiamento obtido para a execução do trabalho e outras conexões pessoais referentes à realização do mesmo. O revisor deve informar aos editores quaisquer conflitos de interesse que possam influenciar a análise do manuscrito.

O conflito de interesses pode ser de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira. Conflitos de interesses ocorrem quando autores, revisores ou editores possuem interesses que possam influenciar na elaboração ou avaliação de manuscritos.

A revisão de português (RESUMO) e a revisão de língua estrangeira serão de responsabilidade e custeados pelos autores dos artigos já ACEITOS para publicação, mediante comprovação emitida por revisores credenciados.

Recomendações de Formatação

No processo de submissão do manuscrito deverão ser inseridos os nomes completos dos autores seus endereços institucionais e o e-mail do autor indicado para correspondência.

Folha de Rosto: Os nomes dos autores deverão ser listados em sequência e centralizados abaixo do título, por extenso, e com primeira letra de cada nome maiúscula. Utilizar a fonte Arial, tamanho 12. Cada autor receberá um algarismo arábico, com função exercida e endereços institucionais.

Os nomes e endereços informados nesta revista serão utilizados exclusivamente para os serviços prestados para publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

Os artigos originais deverão ser subdivididos com os seguintes subtítulos: Resumo, Palavras-chave, Abstract, Keywords, Introdução, Material e métodos/Metodologia, Resultados, Discussão, Conclusão, Agradecimentos (Opcional), Conflitos de Interesse e Referências. Esses itens deverão ser em caixa alta e em negrito e não deverão ser numerados.

O título deverá conter no máximo vinte e cinco palavras em português e inglês, centralizadas e em negrito. Utilizar fonte Arial tamanho 14. Apenas a primeira palavra com a letra inicial maiúscula, exceto nomes científicos, abreviaturas, e siglas.

O resumo deverá conter até 250 palavras, fonte Arial, tamanho 11, com informações sucintas sobre o objetivo da pesquisa, os métodos empregados, os resultados e a conclusão. Colocar todo resumo em um único parágrafo, com formatação de parágrafo do tipo “justificado”, sem delimitação de margens. Deverão ser acrescentadas no final do resumo e abstract, até seis palavras-chave que identifiquem o tema.

Os artigos não deverão exceder 20 páginas digitadas, incluindo figuras, tabelas e referências. Deverão ser escritos em espaço 1,5 linhas e ter suas páginas numeradas. O trabalho deverá ser editado no MS-Word, ou compatível, utilizando Arial fonte 12.

O trabalho deverá ser formatado em A4 e as margens inferior, superior, direita e esquerda deverão ser de 2,5 cm.

O arquivo contendo o trabalho que deverá ser anexado (transferido), durante o processo de submissão e não poderá conter qualquer tipo de identificação de autoria, inclusive na opção propriedades do Word.

Tabelas, Figuras e Gráficos deverão ser inseridos no texto, logo depois de citados. As Figuras e as Tabelas deverão ter, preferencialmente, 7,65 cm de largura, e não deverão ultrapassar 16 cm. As Figuras digitalizadas deverão ter 300 dpi de resolução e preferencialmente gravadas no formato jpeg.

Deverá ser adotado o Sistema Internacional (SI) de medidas. As equações deverão ser editadas utilizando software compatível com o editor de texto e as variáveis deverão ser identificadas após a equação.

Artigos de revisão poderão ser publicados mediante convite por parte da Comissão Editorial e Editor-Chefe da Revista.

A revista recomenda que setenta por cento (70%) das referências sejam de artigos listados na base Scielo, Lilacs, Medline/Pubmed ou Scopus com menos de 10 anos.

As citações bibliográficas deverão ser formatadas em estilo Vancouver com ordem numérica de citação. A citação textual deverá ser realizada por sistema numérico também por ordem de citação. Em caso de três ou mais autores, utilizar o primeiro nome seguido de “et al.”

MODELOS DE REFERÊNCIAS

1      Stenvinkel P, Barany P, Chung SH et al. A comparative analysis of nutritional parameters as predictors of outcome in male and female ESRD patients. Nephrol Dial Transplant. 2002; 17: 1266–1274.

2      Locatelli F, Fouque D, Heimburger O et al. Nutritional status in dialysis patients: a European consensus. Nephrol Dial Transplant. 2002; 17: 563-572.

3      Haef J, Nielsen AH, Hansen HP. Long-term haemodialysis survival. Clin Kidney J. 2012; 5: 168-169.

4      Mitch WE. Insights into the abnormalities of chronic renal disease attributed to malnutrition. J Am Soc Nephrol. 2002; 13(Suppl 1): S22-S27.

5      Pupim LB, Majchrzak KM, Flakoll PJ et al. Intradialytic oral nutrition improves protein homeostasis in chronic hemodialysis patients with deranged nutritional status. J Am Soc Nephrol. 2006; 17: 3149 –3157.

6      Maduro IPNN, Elias NM, Borges CBN et al. Total nitrogen and free amino acid losses and protein calorie malnutrition of hemodialysis patients: do they really matter? Nephron Clin Pract. 2007; 105: c9–c17.