NÚMERO ESPECIAL– (AUTO) BIOGRAFAR-SE EM OUTROS MODOS DE VIVER, PESQUISAR E PROFESSORAR NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Resumo

“Nasci para administrar o à toa


o em vão


o  inútil.


Pertenço de fazer imagens.


Opero por semelhanças.


Retiro semelhanças de pessoas com árvores


de pessoas com rãs


de pessoas com pedras


etc. etc.”


(Manoel de Barros, 2016, p. 40)


 


Capturados por Manoel e pela possibilidade de convocar uma multiplicidade de semelhanças entre seres de naturezas insubordinadas, apresentamos a Seção Especial “(Auto) biografar-se em outros modos de viver, pesquisar e professorar no Ensino de Ciências” que teve como objetivo reunir 14 textos-encontros de pesquisadores/pesquisadoras que mobilizam suas vidas e escritos pela invenção de si.  O que nos inquieta é dar visibilidade as produções que localizam a escrita de si como modo de delinear outros modos de viver, pesquisar e professorar no ensino de ciências.


Uma escrita que inscreve nos corpos uma lógica delirante que desbanca a centralidade humana e deixa para trás as matrizes epistemológicas modernas, especialmente aquela de inspiração iluminista. Autobiografar-se como um emaranhado de coisas, plantas, animais, gentes, terreiros e águas que anseiam por novidades, experimentações, invenções e, que ambicionam estar na ordem do discurso para abalar uma escrita que apenas aponta misérias e tenta apagar o brilho singular que habita as coisas e seres do mundo.


Ao operar por semelhanças entre seres despropositados, queremos efetuar um corte nas escritas ditas acadêmicas que seguem algum tipo de continuidade e regularidade que apartam as pessoas dos trânsitos e seres da terra. Uma autobiografia em estado de nascença que atiça uma escrita que nos implica em constituir vidas abertas e indeterminadas.


Nos artigos que compõem essa seção especial, contamos com reflexões de diversas regiões do país e de uma experiência espanhola, apresentando possibilidades de pesquisas (auto)biográficas que inspiram vidas às singularidades e buscam uma Educação em Ciências insurgente.

Publicado
2024-07-30
Como Citar
BARRONCAS DE OLIVEIRA, Caroline; DE OLIVEIRA COSTA, Mônica; YUDI ODA, Welton. NÚMERO ESPECIAL– (AUTO) BIOGRAFAR-SE EM OUTROS MODOS DE VIVER, PESQUISAR E PROFESSORAR NO ENSINO DE CIÊNCIAS. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 23, n. 37, p. e24010, jul. 2024. ISSN 1984-7505. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/3972>. Acesso em: 06 nov. 2024. doi: https://doi.org/10.59666/Arete.1984-7505.v23.n37.3972.

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

##plugins.generic.recommendByAuthor.noMetric##