LEITURA EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO EM QUÍMICA: DOIS CASOS A PARTIR DO USO DE LITERATURA CIENTÍFICA

  • Aline Barros
  • Viviane Garcia
  • Miyuki Yamashita
  • Wilmo Francisco Junior

Resumo

O presente trabalho enfoca a leitura de textos científicos com o intuito de problematizar as características da linguagem científica, visando aprimorar a capacidade de leitura de textos dessa natureza por alunos de graduação em química. Atividades foram desenvolvidas com alunos de uma universidade federal que cursavam química analítica experimental. A pesquisa compreendeu um levantamento inicial sobre o perfil leitor desses estudantes, assim como resultados da leitura de resumos e um artigo científico. Os resultados mostraram que os alunos quase não conhecem textos científicos, apresentando dificuldades no reconhecimento de suas seções. A partir da problematização das características dos textos, foi possível notar melhoras na apropriação da linguagem científica. Entretanto, práticas de leitura e de produção de textos científicos mais constantes são necessárias durante o curso de graduação.

Publicado
2017-04-24
Como Citar
BARROS, Aline et al. LEITURA EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO EM QUÍMICA: DOIS CASOS A PARTIR DO USO DE LITERATURA CIENTÍFICA. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 5, n. 8, p. 83-97, abr. 2017. ISSN 1984-7505. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/38>. Acesso em: 30 abr. 2024.
Seção
Artigos

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

##plugins.generic.recommendByAuthor.noMetric##