APRENDIZAGEM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL MAPEAMENTO DE DISSERTAÇÕES E TESES (2012 – 2021)
Resumo
Este artigo objetiva apresentar resultado de um mapeamento de teses e dissertações, defendidas no período de 2012 a 2021, no Brasil, acerca de aprendizagens matemáticas na educação infantil. Adotamos uma abordagem qualitativa cujo o método é do tipo" Mapeamento Bibliográfico", seguindo os pressupostos de Fiorentini et al. (2016), para quem o mapeamento significa, um processo sistemático de levantamento e descrição de informações acerca das pesquisas produzidas sobre um campo específico de estudo, abrangendo um determinado espaço (lugar) e período de tempo, realizado na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), de onde foram selecionados 9 trabalhos a serem apresentados, dos quais 8 narram aprendizagens matemáticas e suas vivências no espaço educacional infantil e 1 disserta, especificamente, da importância de ensinar matemática as crianças de forma lúdica, respeitando seu tempo de aprendizagem, suas especificidades enquanto crianças e lhes proporcionando prazer ao aprender
Referências
BRANDT, Natali. Diferentes modos de compreender o lúdico e suas apropriações no ensino de matemática no Brasil. Rio Grande do Sul, 2014.
BELO, Priscila. A aprendizagem de número de crianças do infantil: como o flex memo. – Fortaleza: CE, 2018.
FIORENTINI, Dario; LORENZATO, Sergio. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. 3.ed. ver – Campinas, SP: Autores Associados, 2009.
FIORENTI, Dario et al. Mapeamento da pesquisa acadêmica brasileira sobre o professor que ensina matemática: período 2001 – 2012. Campinas, SP: FE/UNICAMP, p. 17-41, 2016.
GIARETTON, Francielly; MAZARO, Leonete; OTANI, Santa. O ensino de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: contribuições à luz da pedagogia histórico-crítica. (Orgs) PAGNONCELLI, Cláudia; MALANCHEN, Julia; MATOS, Neide. O trabalho pedagógico nas disciplinas escolares. - Campinas, SP: Armazém do Ipê, 2016.
GOMES, Joana. “1, 2, feijão com arroz...”: o conhecimento matemático na Educação Infantil. – Goiânia: GO, 2017.
GONÇALVES, Cinthia. Práticas pedagógicas com matemática e a linguagem musical na Educação Infantil. Jaguarão, 2020.
LORENZETO, Sérgio. Educação Infantil e percepção matemática. 3.ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2011.
LEONARDO, Pamela Paola; MENESTRINA, Tatiana Comiotto; MIARKA, Roger. A importância do ensino de matemática na educação infantil. UDESC, Joinville / SC: I Simpósio Educação Matemática em Debate. 22 a 25 de setembro de 2014. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/matematica/article/view/4662/3426. Acesso em: 20 dez. 2023.
PACHECO, Viana. Matemática na creche? Uma reflexão sobre práticas pedagógicas em um centro municipal de educação infantil em contagem. – BH, 2017.
REIS, Thayná. A matemática em videoaulas para a educação infantil do município de Curitiba – PR no período de pandemia do covid-19. – Curitiba: PR, 2021.
SOUZA, Raimundo. Protagonismo infantil e saberes culturais ribeirinhos no ensino de matemática na Educação Infantil. Lajeado, 2016.
ZAMPIROLLI, Ana Caroline. A Modelagem Matemática como favorecedora da aprendizagem na Educação Infantil. Meringá, 2020