DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E ESPAÇOS NÃO FORMAIS: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM SUSTENTABILIDADE

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar uma prática de divulgação científica aliada aos espaços não formais em uma escola pública do município de Manaus, Amazonas. Junto aos estudantes do Ensino Fundamental, buscou-se responder à seguinte questão: Como promover processos de divulgação científica, em ambiente escolar e espaços não formais, em práticas voltadas para a sustentabilidade? O artigo apresenta abordagem qualitativa, descritiva, com enfoque fenomenológico, bem como pesquisa participante, além de rodas de conversa, aulas de campo e oficinas para coleta de dados. Analisaram-se não somente os benefícios das práticas de divulgação científica e seu alinhamento com os espaços não formais para o ensino, mas também como a sustentabilidade pode estar mais presente nas práticas pedagógicas no Ensino Fundamental. Como resultados significativos, pontuam-se melhorias e diversificação nas aulas e nos modelos de aprendizagem dos estudantes participantes.

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Publicado
2023-07-30
Como Citar
XAVIER, Jhonatan Luan de Almeida; PERIN, Lucélia; GONÇALVES, Carolina Brandão. DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E ESPAÇOS NÃO FORMAIS: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM SUSTENTABILIDADE. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 20, n. 34, p. e23022, jul. 2023. ISSN 1984-7505. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/3745>. Acesso em: 03 jul. 2024. doi: https://doi.org/10.59666/Arete.1984-7505.v20.n34.3745.

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