NOTAS SOBRE COMPLEXIDADE E TRANSDISCIPLINARIDADE NA PRÁTICA DOCENTE DE GEOMETRIA

Resumo

Este artigo responde à questão de como explorar conceitos geométricos de maneira transdisciplinar, a fim de possibilitar o conhecimento pertinente nos estudantes. Trata-se de pesquisa qualitativa e exploratório-explicativa do tipo intervenção, utilizando uma triangulação de instrumentos de coleta de dados, envolvendo observação com diário de campo, questionários e entrevistas semiestruturadas, que foram analisados a partir do método dos núcleos de significação, proposto por Aguiar e Ozella (2008). Os participantes foram 49 estudantes da 1ª série do Ensino Médio de uma escola pública da cidade de Curitiba (Paraná). Para a intervenção, foi criada uma sequência didática com abordagem transdisciplinar composta pelas seguintes temáticas: (i) a gravidade e o conceito de geometria; (ii) compreendendo a geometria dos répteis; (iii) geometria molecular e a relação de Euler. Como resultado, tem-se que a abordagem transdisciplinar desenvolvida no ensino da geometria foi fundamental para transformar a perspectiva dos estudantes sobre essa disciplina. A pesquisa evidenciou que, ao integrar conceitos geométricos ao contexto mais amplo do espaço em que vivem, os estudantes compreenderam a geometria como ciência e refletiram sobre sua presença em diferentes aspectos da realidade cotidiana. Essa mudança de olhar enriqueceu o entendimento dos estudantes sobre geometria e os incentivou a explorar, questionar e formular conjecturas de maneira mais significativa.

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Publicado
2023-12-30
Como Citar
SILVA, Adriano Aparecido da; GUÉRIOS, Ettiène Cordeiro. NOTAS SOBRE COMPLEXIDADE E TRANSDISCIPLINARIDADE NA PRÁTICA DOCENTE DE GEOMETRIA. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 19, n. 33, p. e23006, dez. 2023. ISSN 1984-7505. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/3737>. Acesso em: 03 jul. 2024. doi: https://doi.org/10.59666/Arete.1984-7505.v19.n33.3737.

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